Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os principais grupos da iconografia da Mãe de Deus ZNÁMENIE - ORÁNTA

 


 
Toda a grande diversidade de ícones pode ser separada em quatro grupos, cada um deles revelando um determinado aspecto da Mãe de Deus.
A composição iconográfica expressa um determinado dogma.
O primeiro grupo ZNÁMENIE, uma abreviação da variante Orante.

É o mais impregnado de teologia e vinculado ao tema da Encarnação de Cristo.

Com base nesse esquema iconográfico estão as profecias de Isaías (Isaías 7.14) do Antigo Testamento e as palavras do anjo à Virgem Maria (Lucas 1.35).

Nessas palavras revela-se a nós o mistério da encarnação, o nascimento do Salvador de uma Virgem, o nascimento do Filho de Deus de uma mulher terrena.

Iconográficamente Maria está em posição de Orante, aquela que ora, com as mãos elevadas para o céu.
Na altura do seu peito como dentro de um medalhão ou círculo está representado o Salvador, Emanuel.

A Theotokos está representada de corpo inteiro ou até a cintura.
Sem o círculo no peito tem o significado da concepção, já com o círculo passa a ter sentido litúrgico, é o "discos" - patena- que tem Emanuel como pão celeste.
É o Cristo - Cordeiro Imolado.
No aspecto composição, o enfoque está nas duas figuras unidas, dando a entender o mistério do Deus encarnado.

Maria se torna a Mãe de Deus através da encarnação do LOGOS.

Orando, contemplamos o ícone e nesse instante como que se revela o Santo dos Santos, nas Suas entranhas, pelo poder do Espírito Santo é concebido o Deus-Homem.
Nós a vemos no momento de se apresentar a Deus : Aqui está a serva de Deus...(Lucas 1.38).

Suas mãos se levantaram num ímpeto de oração (esse gesto é descrito no livro do Êxodo 17.11).

No ícone esse gesto nas mãos é também repetido pelo Menino Emanuel, só que os Seus dedos está colocados num gesto de abençoar, ou segurando também o papiro, símbolo de estudo/esclarecimento.
As vestes são tradicionais, o manto vermelho e as vestes azuis.

Essas são as cores em todos os ícones, com poucas exceções, e elas simbolizam a junção da virgindade e maternidade dentro Dela, a Sua natureza terrena e o chamado celeste.
A presença de anjos, comp parte da composição, significa que a Mãe de Deus, acatando humildemente e aceitando a tomar parte no ato da Encarnação de Deus, dessa maneira Ela eleva a humanidade num degrau acima dos anjos e arcanjos, pois Deus, segundos as palavras dos Santos Pais, não se encarnou em anjo nas em um corpo humano.
Nos cânticos que glorificam a Theotokos, nós podemos ouvir :
" Mais venerável que os Querubins, incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins..."
(Fonte : A Teologia do ícone - I.K.Iazikova - Algumas partes.
Postado no informativo mensal da Paróquia da Proteção da Santíssima Mãe de Deus, Rio de Janeiro, na Edição de Outubro de 2006.)