Toda a grande diversidade de ícones pode ser separada em quatro grupos, cada um deles revelando um determinado aspecto da Mãe de Deus.
A composição iconográfica expressa um determinado dogma.
O primeiro grupo ZNÁMENIE, uma abreviação da variante Orante.
É o mais impregnado de teologia e vinculado ao tema da Encarnação de Cristo.
Com base nesse esquema iconográfico estão as profecias de Isaías (Isaías 7.14) do Antigo Testamento e as palavras do anjo à Virgem Maria (Lucas 1.35).
Nessas palavras revela-se a nós o mistério da encarnação, o nascimento do Salvador de uma Virgem, o nascimento do Filho de Deus de uma mulher terrena.
Iconográficamente Maria está em posição de Orante, aquela que ora, com as mãos elevadas para o céu.
Na altura do seu peito como dentro de um medalhão ou círculo está representado o Salvador, Emanuel.
A Theotokos está representada de corpo inteiro ou até a cintura.
Sem o círculo no peito tem o significado da concepção, já com o círculo passa a ter sentido litúrgico, é o "discos" - patena- que tem Emanuel como pão celeste.
É o Cristo - Cordeiro Imolado.
No aspecto composição, o enfoque está nas duas figuras unidas, dando a entender o mistério do Deus encarnado.
Maria se torna a Mãe de Deus através da encarnação do LOGOS.
Orando, contemplamos o ícone e nesse instante como que se revela o Santo dos Santos, nas Suas entranhas, pelo poder do Espírito Santo é concebido o Deus-Homem.
Nós a vemos no momento de se apresentar a Deus : Aqui está a serva de Deus...(Lucas 1.38).
Suas mãos se levantaram num ímpeto de oração (esse gesto é descrito no livro do Êxodo 17.11).
No ícone esse gesto nas mãos é também repetido pelo Menino Emanuel, só que os Seus dedos está colocados num gesto de abençoar, ou segurando também o papiro, símbolo de estudo/esclarecimento.
As vestes são tradicionais, o manto vermelho e as vestes azuis.
Essas são as cores em todos os ícones, com poucas exceções, e elas simbolizam a junção da virgindade e maternidade dentro Dela, a Sua natureza terrena e o chamado celeste.
A presença de anjos, comp parte da composição, significa que a Mãe de Deus, acatando humildemente e aceitando a tomar parte no ato da Encarnação de Deus, dessa maneira Ela eleva a humanidade num degrau acima dos anjos e arcanjos, pois Deus, segundos as palavras dos Santos Pais, não se encarnou em anjo nas em um corpo humano.
Nos cânticos que glorificam a Theotokos, nós podemos ouvir :
" Mais venerável que os Querubins, incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins..."
(Fonte : A Teologia do ícone - I.K.Iazikova - Algumas partes.
Postado no informativo mensal da Paróquia da Proteção da Santíssima Mãe de Deus, Rio de Janeiro, na Edição de Outubro de 2006.)