Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Elder Aimilianos de Simonopetra, O que quer que eu faça, não importa o quão bom seja, é como o trabalho de uma aranha.

 

Élder Aimilianos: "Se não estou alegre, não sou nada!"

 


Presbítero Aimilianos: "A Divina Liturgia é um noivado com Cristo, é um casamento"

Cristo servindo a Divina Liturgia com os Santos Anjos ( fonte )
  
A Divina Liturgia é um bethrothal para Cristo, é um casamento. 

Mais tarde, sairemos de novo, voltaremos para nossa casa com nossas paixões, com nossos pecados e com nossas misérias.

Não importa. Novamente iremos para a Liturgia, e novamente agarraremos Cristo, Ele nos deificará novamente. E assim, com luta contínua, com caminho contínuo, com o Sacerdote à nossa frente e nós atrás, chegaremos ao Reino dos Céus.

Vamos à liturgia com esse desejo? Nós obtemos o Reino dos Céus.

-Elder Aimilianos de Simonopetra

fonte )

Ancião Aimilianos sobre a vida como uma teia de aranha

Jesus Cristo Deisis com Theotokos e o Precioso Precursor ( fonte )
  
"Quando todos os nossos dias tiverem passado e passados ​​em sua ira, nossos anos serão vistos como uma aranha. Dia e noite [a aranha] trabalha. Ela se levanta de manhã e limpa seu canto. Ela trabalha até a noite, e novamente, na manhã seguinte, ela está em seu mesmo canto. Sua teia foi destruída. De manhã, ela deve tecê-la novamente. Dias e noites de agonia, e ela transpira e sofre, sem, em última instância, seu trabalho ser concluído.

" O que quer que eu faça, não importa o quão bom seja, é como o trabalho de uma aranha.

“Uma obra tem um significado essencial e não é como uma teia de aranha, mas é eterna, só quando é uma busca por Ti, quando nos voltamos para Ti, quando ocorre para Ti, quando me leva, não a um lugar deserto , não para uma terra estrangeira, não para esta terra temporária, mas para o verdadeiro Chanaan, onde Você está, no céu.

"Assim, ó Senhor, era minha vida. Eu deveria ter vindo trabalhar para Você. Mas eu me separei de Você. Para mim, Você não existia mais, Você que existe desde sempre. Pensei que existiria minha vida seria assim? Um canto de aranha, que iria embora amanhã. Eu nasci para isso, portanto?

“Nós criamos algo que nada vale diante de Ti, ó Senhor, não é nada. Trabalhei, pensei, vivi, achando que estava progredindo, que ia em direção à Terra Prometida. Porque, porém, pequei, na realidade , minha vida não tinha sentido para Você. Todas as coisas que têm valor para Você são aquelas que objetivamente têm importância e significado. Portanto, aquilo que pensei ser meu sucesso, aquilo que vi como minha alegria, aquilo que para mim foi um objeto de entusiasmo e gritos de alegria, isso era algo do qual você queria se afastar.

"A vida eterna perto do nosso mais doce Jesus Cristo existe, e você nos chama para você, meu Deus!"
-Elder Aimilianos de Simonopetra (+2019)
fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+2019) ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

QUINTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2020

Élder Aimilianos: "Se não estou alegre, não sou nada!"

A parábola do filho pródigo ( fonte )
  
“A falta de alegria é um estado patológico do homem, um fechamento voluntário dentro de si mesmo. E tudo o que ele deseja fazer, ele não terá sucesso.

Primeiro, é preciso limpar seu campo, para descobrir o que está acontecendo e por que ele está não alegre. Então, ele deve buscar a alegria dentro de si, e então a paz de Deus tomará o lugar da alegria. Assim, o homem deve manter seu relacionamento com Deus e com seu Ancião [ou Pai Espiritual], e deve buscar uma vida verdadeira .

Eu sou bom, fiel, perfeito, santo?
am I um professor?
Se eu não sou alegre, então eu não sou nada.

é importante quando me dizem: "Médico, cura-te a ti mesmo, e, em seguida, oferecer a Deus." Deus não pode entrar em um coração que não seja alegre, Ele não pode encontrar um lugar de contato, porque Ele é a paz, Ele é a realização da alegria.

Só como as coisas podem se unir e, por isso, Deus só pode se unir com uma alma alegre. Para o monge que não está alegre, o Ancião não pode fazer nada, suas mãos estão totalmente atadas.

Quem pensa que está se aproximando para atingir " a medida da estatura da plenitude de Cristo" , mas não está alegre, pode entender que está totalmente iludido. A alegria é o critério, o termômetro.
A alegria é algo externo, mas também é algo interno.

Em última análise, é um pressuposto necessário, porque a falta de alegria faz com que o homem estude as coisas de forma diferente e se transforme. Por exemplo, se alguém coloca uma gota de óxido nítrico em água pura, imediatamente ele muda sua essência. Assim, exatamente, uma gota de amargura, depressão, tristeza transforma toda a atmosfera de uma pessoa, e extingue Deus.

Mas a alegria também deve existir na irmandade [ou na família], porque é um elemento tanto da vida pessoal quanto da irmandade.

Não posso ser feliz se todos ao meu redor não têm tendência e atmosfera de alegria, nem, entretanto, posso ter qualquer benefício se não assumir esta alegria da irmandade.

Só quando o assumo posso dizer que tenho uma relação com o Ancião, e então posso receber Deus, porque Deus é a vida que existe no homem, e a vida que é transmitida pelo homem. "
-Elder Aimilianos de Simonopetra, do livro Neptic Life and the Ascetical Canons
fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+2019)  ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

TERÇA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2019

Uma Bênção de Ano Novo do Élder Aimilianos de Simonopetra

A Adoração dos Magos ( fonte )
  
"Meus irmãos, desejo que o ano novo seja cheio de alegria e felicidade. Desejo-lhes muitos anos. Muitos anos, para que sua alegria cresça junto com sua felicidade. Muitos anos que trarão a vocês e a suas famílias o bem coisas de Abraão, Isaque e Jacó, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Santos. Que todas as coisas boas venham para sua aldeia, para sua cidade e para suas casas. Sei que vocês são um povo amado por Deus. Muitos anos, portanto, que possamos dizer, como nosso Megalynarion diz: 'Magnifique minha alma, Basil, o Grande entre os Hierarcas', pois ele nos deu uma experiência de Deus que se manteve firme em nossas vidas. Você abre os céus, Ó Basil , e revelador das coisas celestiais, e nos revelar que Deus desceu dali e veio entre nós. "
-Elder Aimilianos de Simonopetra (+2019)

(fonte )
  
São Basílio o Grande ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2019

Élder Aimilianos: Como a Santíssima Trindade cria uma pessoa?

A Santíssima Trindade criando Adão ( Fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra: Como a Santíssima Trindade cria uma pessoa?
'Em um momento excepcional e único na história, o Pai celestial desejou criar o mundo material. Feito isso, Ele passou a fazer o corpo humano, em colaboração com as outras duas Pessoas da Santíssima Trindade, e soprou nele o 'fôlego de vida'. Portanto, a criação de Deus se tornou um 'ser vivo' [2]. Deus então deixou apenas de pairar sobre as águas [3] e entrou nos elementos criados e materiais e nas coisas vivas. Ele habitou em um ser único e supremo que se tornou o rei e a razão da criação. Agora, a razão para a criação é o próprio Deus. A partir desse momento, a conjunção, o caminho para a identificação e união com Deus tornou-se inevitável, e agora é impossível conceber a pessoa humana, imagem do Deus invisível, sem o Espírito Santo.
  
 Assim, o Espírito Santo, como uma das Pessoas da Santíssima Trindade, colabora para o nascimento de cada pessoa. Junto com o Pai e o Filho, Ele dá ao ventre materno a matéria que é tirada do pai e da mãe, e o embrião assim concebido é carne, pó. Nós, pessoas, nascemos o pó: somos pó e voltamos ao pó [4]. A esse pó os pais dão todas as capacidades e características de sua personalidade, dão a si mesmos, a imagem de sua carne.
  
O que o Pai celestial fez à primeira pessoa humana, Ele também fez no nascimento de cada um de nós, a diferença é que primeiro Ele criou o pó e depois soprou nele o Espírito Santo, enquanto agora o Espírito Santo entra na pessoa assim que ocorre a concepção. Então, desde o primeiro momento, o embrião está vivo e é uma pessoa, porque recebeu a inspiração do Espírito Santo. Tem controle racional, é uma imagem completa da divindade e, até seus últimos momentos, carrega as características da natureza divina e humana, infalivelmente e inabalável. Também há comunicação interna dentro da pessoa entre a natureza humana e divina, como há em Cristo.
  
Segue-se, então, que no nascimento de todos há, por um lado, ações divinas e, por outro, uma contribuição humana, de acordo com o antigo ditado e vontade da Divindade: 'aumentar e multiplicar' [5]. O marido e a esposa, uma só carne - 'vocês serão uma só carne' [6] - comunicam-se com o Espírito Santo, e o Filho todo-poderoso reúne tudo, coloca tudo no ventre da mulher e, desta forma, temos um pessoa completa, tanto Deus quanto humana. As novas pessoas, criadas por Deus e criadas para Deus, são dotadas, no baptismo, da divindade, da vida carismática, altura em que o Espírito Santo se torna a herança da sua existência. A partir daí, são constantemente desafiados internamente pelo Espírito Santo e também projetam de si as centelhas, a luz da divindade. Nesse caminho,
fonte )
 
A Criação de Adão ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

SEXTA-FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2019

Élder Aimilianos de Simonopetra: "Como podemos ter o Espírito Santo?"

Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador do mundo ( fonte )
  
Como podemos ter o Espírito Santo?

A resposta é: que cada um de nós ame sua esposa: você que é casado com sua esposa e eu, que sou monge, minha vida monástica.

Devo amar a minha solidão, e não ficar deprimido, não me cansa, devo ficar de vigília, e não pensar que Deus me enviou aqui para salvar o mundo inteiro, não pensar que é meu dever brincar com isso ou aquilo pessoa, mas para cuidar do meu trabalho: devo estar de olho em Cristo.

Quando você sai de casa e se casa, deixa para trás seu pai, mãe, irmãos, parentes e, em vez de seus pais, irmãos e parentes, encontra uma nova família. E depois de partir, não olhe para trás, como diz o Salmo de Theotokos *, não pense em nada da sua antiga família **. Por agora você tem um mundo totalmente novo diante de você, no qual você deve se alegrar, participar, saborear, dar vida. Portanto, todos nós devemos dar vida à nossa família, ao nosso amor, à divindade com a qual nos casamos, como diz São Hesíquio. Então nossa carne seremos cheios de divindade e nos tornaremos Cristo.
-Elder Aimilianos de Simonopetra
fonte )
  
* Ouve, filha, considera e inclina o teu ouvido; esqueça seu povo e a casa de seu pai;
11 e o rei desejará sua beleza. (Salmo 45: 10-11)
  
* Observação: O Ancião não está querendo dizer que não devemos tentar ajudar nossa família como podemos, mas que nosso cônjuge depois do casamento deve sempre ocupar o primeiro lugar depois de Deus.
  
Cristo, a Santa Sabedoria de Deus ( fonte )
  
Através das orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem misericórdia de nós e nos salva! Amém!

QUINTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2019

Ancião Aimilianos de Simonopetra (+ 9 de maio de 2019) sobre a Ressurreição do Senhor

A Ressurreição de Cristo ( fonte )
  
Hoje, 9 de maio de 2019, o Élder Aimilianos de Simonopetra repousou no Senhor. Ele foi um pregador cheio de graça e guia espiritual para muitos em todo o mundo.
"O P. Aimilianos nasceu em 1934 e, como sacerdote e teólogo, atraiu um séquito de homens e mulheres da mesma opinião, alguns dos quais mais tarde se juntaram a ele na renovação de um dos mosteiros de Meteora. Como jovem monge e sacerdote teve uma profunda visão da luz de Deus, que o envolveu durante a Divina Liturgia. 'Doravante, cada Divina Liturgia, preparada por uma longa vigília, era uma experiência sublime da glória de Deus.' Seu carisma era ser capaz de atrair outras pessoas para compartilhar este compromisso com o culto contemplativo e aprofundar sua vida em Cristo. Esses discursos são apenas a ponta do iceberg de um notável ministério de ensino e formação espiritual, principalmente entre os jovens. O mosteiro atrai muitos peregrinos até hoje.
  
"No início da década de 1970, o turismo estava fazendo incursões em Meteora, onde os mosteiros empoleiram-se em rochas altas e até então inacessíveis, que a vida monástica contemplativa estava se tornando impossível. Assim, o Ancião Aimilianos e seus companheiros responderam a um chamado para revitalizar a fraternidade envelhecida de Simonopetra, empoleirado em uma vasta rocha a quase 300 metros acima do mar, na Montanha Sagrada. Em 26 de novembro de 1973, o Élder Aimilianos foi eleito abade do mosteiro: este foi um dos pontos de viragem decisivos na renovação da vida monástica no Monte Athos. Em 1974, sua comunidade de freiras migrou para recriar o mosteiro de Ormylia em Halkidiki, do outro lado da água da própria Montanha Sagrada e perto de Thessaloniki. Em 1995, no entanto, o Élder Aimilianos começou a adoecer e em 2000 ele se aposentou da supervisão ativa do dois mosteiros.
  
Ao longo de sua abadia, ele provou ser um verdadeiro ancião espiritual para seu rebanho: 'como uma fonte transbordante, o ancião se derramou incessantemente aos seus discípulos, oferecendo-lhes suas palavras com toda a magnífica prodigalidade do amor divino.' Ele acendeu muitas vocações ao sacerdócio e à vida monástica, e sua influência espiritual foi, e é, sentida longe da Montanha Sagrada. Nas palavras do atual abade ...
'O Élder Aimilianos foi nosso guia, professor e pai em Cristo, e assim permanece até hoje. Vivemos com ele por muitos anos, viajando juntos no caminho do Espírito. Os discursos recolhidos neste volume dão expressão à sua experiência pessoal de Deus, sempre real, viva e dinâmica. Acreditamos que eles vão enchê-lo de esperança alegre. '"
fonte )
Que possamos ter sua bênção e que ele tenha um bendito Paraíso em nosso Senhor ressuscitado!  
  
Elder Aimilianos de Simonopetra trazendo a luz sagrada sobre a Páscoa ( fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+ 9 de maio de 2019) sobre a Ressurreição do Senhor
Antes do amanhecer, à noite, nas entranhas, no ventre da sepultura, o Senhor Ressuscitado surgiu. 'Do ventre, antes da estrela da manhã', o Pai celestial o ressuscitou e desde então Ele tem sido nosso eterno Sumo Sacerdote.
 
A ressurreição de Cristo é um presente especial, o último presente na terra do Senhor que brotou como mirra daquele túmulo. Nunca houve uma câmara de tesouro mais bonita do que a tumba do Senhor. Nunca houve uma abertura mais bonita do que a do túmulo de Cristo. O Pai concordou em que Seu Filho fosse lançado na tumba pelos transgressores precisamente porque Ele pretendia que a luz subisse da sepultura.

O Pai teria permanecido desconhecido, inacessível, se não fosse pela vinda da segunda luz consubstancial e co-eterna, a luz de Cristo. E Cristo teria permanecido incompreensível para nós, no final, se não fosse pela revelação pela terceira luz, que é uma e a mesma, a luz do Espírito Santo, que veio a nós quando fomos privados de nossa alegria, o Senhor Jesus. Era do nosso interesse que Ele nos deixasse, para que esta nova luz emergisse do túmulo.
  
O profeta chamou-te 'o mais formoso dos filhos dos homens' e eles conseguiram lançar-te na cova, como se profetizassem o teu fim eterno. Eles zombaram desse prazer aos olhos e da alegria ao coração, transformaram-no em algo odioso que as pessoas não suportavam olhar. Mas 'quem contará sua linhagem?' Quem pode dizer quantos nasceriam deste cadáver. Quem pode numerar Seus descendentes espirituais?
  
Para o túmulo de Cristo, a ressurreição de Cristo é o início de uma nova geração. Uma geração que não vem da carne dos lombos, mas nasce da sepultura. Do sofrimento, da morte em Cristo, surgiu esta nova vida.
  
É a raça de pessoas que não são simplesmente não geradas, mas cujos corações os geram por meio da morte que sofrem. Sua vida começa com a morte do batismo, segue para a tonsura, que é outra morte perfeita e segue para a terceira, a última, na sepultura.
  
Assim, da sepultura, da formação mística ocorrida no ventre da morte de Cristo, cresceu o que a nossa Igreja tem de melhor: o seu povo virginal, esta nova geração de monges.
  
Quem pode entender como as almas são geradas de maneira virginal? Quantos foram capazes de entender que a Virgem deu à luz a Cristo?
  
Quantos são capazes de entender que nossa virgindade é um casamento e um nascimento do Espírito Santo? Quantos podem entender que não de nossos lombos, mas de nosso espírito e coração, damos à luz a Cristo e damos ao mundo a luz do Espírito Santo?
  
Tudo isso está escondido no túmulo de Cristo. Nossa vida monástica é o tesouro escondido que não pode ser percebido pelos olhos das pessoas apaixonadas ou meramente boas, mas é revelado apenas às crianças que escolheram a Cristo e O colocaram em seus corações. Em um discurso maravilhoso aos filhos de Israel, Moisés, o Grande, certa vez predisse sua passagem para a terra prometida. “Não se esqueça”, acrescentou, “que não estarei com você. Eu devo ficar aqui. Mas o Senhor levantará outro profeta, como eu, entre seus irmãos e ele tomará meu lugar. Ele me trouxe ao mundo para ser o protótipo Daquele que você está esperando '.
  
Profeta significa professor, inspirador, alguém que traz uma mensagem nova do Pai. Ele abre seus ouvidos para ouvir o que o Pai está dizendo, depois coloca em sua própria boca e passa para as almas das pessoas.
  
Então o profeta virá. Aquele que move e surpreende os corações. Ele virá que inspirará seus corações e os tornará heróicos e prontos para sofrer. É aqui que encontramos a terra do descanso, a terra de Canaã, a terra das delícias. Mas seu descanso e seu deleite é a ressurreição que emerge de seu sofrimento. Você será conduzido pelo primeiro mártir, o grande mártir, o grande mestre, Aquele que inflama as almas e os espíritos das pessoas, as eleva às alturas e as eleva aos céus.
  
Portanto, meus amados pais, o Senhor ressuscitado é nosso profeta eterno. Ele é quem nos move, quem nos inspira, quem nos ensina. Ele é Quem ressuscitou dos mortos para nos lembrar que nossa vida monástica passa pela sepultura.
  
Ele é o Cristo ressuscitado que vai em frente para que possamos seguir. O primeiro monge, o primeiro pai, o primeiro 'Ancião'.
  
Com a ressurreição de Cristo, Deus nos concedeu o único 'Ancião', o único pai, neste nosso curso eterno, que agora é uma vida ressuscitada e uma 'introdução às coisas boas do além'.
  
Este Senhor ressuscitado é a nossa própria vida e toda a nossa vida é agora um 'rito de passagem'. Glória e domínio a Ele, o Cristo ressuscitado nosso Deus, para sempre.
fonte )
  
Ancião Aimilianos de Simonopetra (+ 9 de maio de 2019) ( fonte )
  
Cristo ressuscitou dos mortos, pela morte, pisoteando a morte, e para aqueles nos túmulos, Ele concedeu a vida!
Verdadeiramente, o Senhor ressuscitou!

TERÇA-FEIRA, 5 DE MARÇO DE 2019

Ancião Aimilianos: Jejum e oração como um anseio por Deus

Jesus Cristo, detalhe ( fonte )
  
"O anseio por Deus se expressa com o jejum, com o estômago vazio ... O jejum tem um significado único ao expressar o anseio por Deus ... O mesmo ocorre com a oração. Se a oração a mim mesmo tivesse significado, então minha vida de oração seria um esforço humano, tendência e avivamento, não seria Deus. Minha oração tem sentido porque expressa exatamente o meu anseio: 'Vem e habita em nós ...', a: 'Onde estás, meu Deus?'

"Com o jejum, a vigília e a oração, o caos e o mal-estar se mostram nossos trapos diante de Deus, pois o pobre mostra seus trapos ao próximo para que tenha pena dele para ajudá-lo, ou como o cego clamou a Cristo para lhe dar luz. Assim, mostramos a nossa pobreza e ele pede que nos abra os olhos para compreender que somos pecadores, para que nos arrependamos e para que nos perdoe ...

"A abordagem, portanto, é uma energia não criada, uma projeção verdadeira de Seu ser. Por isso, minha vida também é uma verdadeira comunhão com o Deus verdadeiro. Enquanto Deus age, eu comungo com Ele. Enquanto Deus é inacessível, eu participo de Ele ...

"Só o: 'Onde estás, meu Deus?', Pode tornar visível a presença invisível de Deus ... Damos-Lhe o nosso consentimento, o nosso ser, e Ele dirige tudo, Ele nos amassa ..."
-Elder Aimilianos de Simonopetra
fonte )
https://full-of-grace-and-truth.blogspot.com/search?q=Elder+Aimilianos+de+Simonopetra

Élder Aimilianos : Além de seu trabalho pastoral, [os padres] também devem prever o grau em que irão falhar no trabalho que fazem.

  


Em Hagia Sophia: estou triste?

Há dois dias, um ex-aluno meu perguntou-me francamente se estou “triste” com o que aconteceu com Hagia Sophia. A questão é mais profunda do que "como você vê isso?" Ele pede uma reação mais profunda. Até ele me perguntar - devo confessar - nem mesmo me fiz essa pergunta. Então eu tive que dar uma resposta, uma resposta do meu coração. Então eu disse a ele: não estou nem um pouco triste. Esta postagem é para explicar por que esse é o caso. Posso estar errado em minha opinião, mas meu coração me diz o que se segue.

Em poucas palavras: não me importo muito com o passado. Ou o futuro, por falar nisso. Parece-me que o espaço é melhor como uma mesquita. Para começar, pelo menos será tratado com mais reverência do que um museu. Mas também - e este é o centro da minha opinião sobre isso - um museu (e também "uma antiga igreja", se é assim que se vê) é um monumento ao passado, e a Igreja é um presente, não uma coleção de vestígios.

Parece-me que nossas dores só podem vir do fato de sermos mundanos - sentimentos pessoais ou coletivos de orgulho, nostalgia, desejos, importância, de sermos oprimidos ou tratados injustamente etc. E isso é tudo mundo.

O que o Élder Aimilianos disse uma vez sobre ser humano se aplica aqui da maneira mais profunda:

Além de seu trabalho pastoral, [os padres] também devem prever o grau em que irão falhar no trabalho que fazem. Fracassar, não porque eles próprios sejam incapazes de triunfar, mas porque - diríamos - o apostolado do trabalhador na Igreja é precisamente falhar, falhar para demonstrar o poder de Deus. Elias, o zelote, foi enviado para testemunhar a verdade e pregar o Deus vivo. Mas que resultados este santo profeta viu de sua missão? A maneira como Deus o arrebatou desta vida foi maravilhosa, certamente, mas também podemos dizer que deve ter sido um golpe: significou sua substituição por outro profeta. No entanto, foi exatamente para a semente de seu testemunho que Deus o enviou. João, o Precursor, deu testemunho da verdade e reprovou os iníquos. No entanto, enquanto a transgressão continuou e parece prevalecer até os dias atuais, ele perdeu sua preciosa cabeça! Ele não teve sucesso. Mais uma vez, ele continua sendo o precursor de Cristo, o ápice dos profetas. Onde está a multidão de igrejas que os apóstolos fundaram no Oriente? Onde estão os feitos e milagres ascéticos realizados por tantos santos? O que aconteceu com a pregação de dez mil arautos da Palavra divina? O mundo continua a chafurdar na lama do pecado. E nossos próprios filhos, nossos próprios rebanhos, nosso próprio povo, pelo qual nos cansamos e por causa do qual agonizamos? Vamos admitir que eles continuarão vivendo nos pecados de seus corações, nas paixões pelas quais vive toda a sociedade. Eles devem, no entanto, sobreviver até a eternidade quando Deus os arrebatar na hora ordenada para cada um deles, e que só Ele conhece. Deus é Aquele que dá a vitória, mesmo enquanto nós mesmos sofremos dificuldades perpétuas.6:13 ) - isto é, o toco de Sião - como se dissesse a ele: 'Você falhará.'. Portanto, admitamos para nós mesmos que somos inúteis e dignos de testemunhas apenas para sermos esmagados sob o pisar daquele dedo do amor de Deus, ser pisados ​​no lagar da vida monástica ascética e que deleita a Cristo, ser derramados como vinho novo para alegrar o Senhor e ser transformado no sacramento do mundo vindouro.

O ponto mais importante que posso fazer sobre Hagia Sophia é o seguinte: nossa única missão é ganhar a Cristo. Tudo o mais na vida segue essa única coisa necessária e tudo o mais vem daí. Em nossa dedicação e serviço a Cristo, podemos colocar muitas coisas à frente dEle, até mesmo nosso serviço a Ele, nosso serviço a nossos semelhantes, nossa vocação, nosso desejo de ser bons, nossas experiências espirituais, nossa oração, nossa igreja, etc. (...) Ouvi-Lo, segui-Lo, desistir de todos os nossos bens materiais por Ele, desistir de tudo para servir aos outros é tudo uma coisa, e Ele próprio é outra. Tudo o que fazemos por Ele ainda pode ser feito sem ter nenhuma experiência real Dele. Eles podem ser feitos por algum sentido Dele, algum sentido de que Ele nos ama, que Ele está certo, que Ele é bom, até mesmo de algum sentido que Ele é Deus. Mas ter tal sensação ainda não é a experiência Dele. Os apóstolos desistiram de tudo por Ele, ouviram-no, seguiram-no, serviram-no e ainda até a descida do Espírito não tiveram experiência real Dele pelo que Ele realmente é. A experiência dEle é baseada em nossa própria morte. Só podemos nos aproximar Dele depois de morrer. A menos que caiamos no chão e morramos, não temos a Vida. À luz dessa morte, todas as coisas que fizemos antes dela revelarão sua humanidade e até que ponto eles - mesmo dedicados a Cristo - são Só podemos nos aproximar Dele depois de morrer. A menos que caiamos no chão e morramos, não temos a Vida. À luz dessa morte, todas as coisas que fizemos antes dela revelarão sua humanidade e até que ponto eles - mesmo dedicados a Cristo - são Só podemos nos aproximar Dele depois de morrer. A menos que caiamos no chão e morramos, não temos a Vida. À luz dessa morte, todas as coisas que fizemos antes dela revelarão sua humanidade e até que ponto eles - mesmo dedicados a Cristo - sãoainda monumentos de nosso egoísmo. Nossa morte em Cristo revelará nossa vida anterior como um tempo de ilusão. É assim que devemos entender as coisas, todas as coisas: Cristo é tudo.

Devemos também entender que a vitória de Cristo é simplesmente Sua vida. Ele não precisa vencer. Ele não precisa pegar em armas. Ele não precisa lutar contra nós ou ninguém ou qualquer coisa, por falar nisso. Tudo é Seu, porque Ele é tudo. Só podemos lamentar nossa vida e o que acontece ao nosso redor e conosco tendo uma percepção limitada Dele - diz São Simeão, o Novo Teólogo. Em outras palavras, o que é necessário para se preocupar com tudo e / ou ficar entristecido por qualquer coisa - mesmo sem se preocupar com as coisas boas como a Igreja, a prevalência do bem etc. - é um senso inflado de quem somos e , correspondentemente, um senso reduzido de quem Ele é.

É claro que nesta vida devemos trabalhar e labutar, mas o fazemos no jardim de outra pessoa. Nossos próprios filhos, por causa dos quais muitas vezes sofremos, são filhos de outra pessoa. Nossa própria família, nossos amigos, nossos companheiros membros da igreja, nossas igrejas, nossas comunidades, nossas vidas inteiras, eles não são nossos de forma alguma. Tudo é de Cristo.

https://apriestoftheorthodoxchurch.wordpress.com/page/4/