Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hieromonge Gabriel Bunge : Só quem reza pode sentir o significado, o gosto e a alegria da oração. Você não pode aprender a rezar sentado em uma poltrona grande e quente. Se você está pronto para se ajoelhar, se arrepender sinceramente, para levantar seus olhos e mãos para o céu, então muitas coisas serão reveladas a você.



A luz das Origens : Monge e Teólogo Católico Romano se converte a Ortodoxia - Final


Continuação da entrevista do Hieromonge Gabriel (Bunge) a Konstantin Matsan, do informativo FOMA.

Repórter : E por que você escolheu a Igreja Ortodoxa Russa? 



Hieromonge Gabriel : Acho que o fator-chave em uma decisão como essa, são as pessoas que  nos são mais próximas. 
Quando os  bispos da Igreja Russa souberam que eu estava adotando a Ortodoxia, eles me disseram:  "Nós não estamos nem um pouco surpresos! Você sempre esteve conosco. Mas agora vamos ter a definitiva  e Sagrada Comunhão, em um só Cálice "
Conheço o  Metropolita Hilarion, o atual chefe do Departamento de relações externas do Patriarcado de Moscou já faz um longo tempo. Nós nos conhecemos em 1994 quando ele era um hieromonge. 
Eu o considero como meu amigo e valorizo essa amizade. 
O Hierarca Hilarion é uma das pessoas mais  competentes e bem informadas  que já conheci. Ele realmente se tornou para mim a pessoa mais capacitada para me auxiliar em meu processo de mudança, pois me conhecia, assim como minhas crenças e minha situação específica. E  foi isso que aconteceu. 

Repórter : Como essa transição vai ajudá-lo a alcançar o seu ideal de vida espiritual? 

Hieromonge Gabriel :  Se você deseja ouvir de mim alguma profecia, isso  não vou poder lhe dar, pois não sou nenhum profeta. Eu simplesmente vou vivendo, sem saber o que vai acontecer. 

Até agora  já encontrei muitas coisas na Rússia que despertaram o meu interesse.

Por exemplo, pude visitar Valamo. Não sei se você sabe, mas se no Ocidente um crente é atraido por buscar uma vida de máxima reclusão monástica, ele simplesmente não tem para onde ir. 
Ermidas, como há  na Rússia, não existem no  Ocidente. Lá ,esta forma de vida parece ser "ultrapassada"... 
Como um monge estou constantemente em busca da máxima reclusão, até da solidão. 

Em Valamo,pude sentir que tudo isso se encontrava lá.

Repórter :  Mas não havia solidão suficiente em sua skete na Suíça? Pois é certo que Valamo recebe muitos peregrinos regularmente.


Hieromonge Gabriel : A Suíça é um país pequeno e densamente povoado. A skete é cercada por uma floresta, mas em 15 minutos andando a pé, existe uma aldeia com cerca de uma centena pessoas  vivendo lá. 
Em Valamo é muito mais silencioso. Sim, claro, há muitos peregrinos que vão até lá. Mas o lugar em si, como eu imaginava, está mesmo isolado do resto do mundo. Talvez seja assim porque é uma ilha, ou talvez seja mesmo por outras razões, não-geográficas.
Parece-me que essas razões, podem ser a origem deste estado desejável de reclusão no coração , encontrado por todos aqueles que vão até lá. 

Repórter : É mais difícil encontrar lugares assim na Europa? 

Hieromonge Gabriel : Para uma definição em linhas gerais, podemos dizer que isto simplesmente não existe em todo o Ocidente.

A autêntica tradição monástica Ocidental foi praticamente erradicada no curso da revolução burguesa francesa de 1789. Eu tenho uma firme convicção que as conseqüências desta revolução para a Europa foram não menos pesadas que as consequências da  revolução de 1917 e os 70 anos de poder ateu foram para a Rússia. 
Na França, depois daqueles acontecimentos sangrentos, o  monaquismo teve de ser restaurado quase do zero. E foram sacerdotes comuns, não monges, os responsáveis por realizar isso, pois não havia mais ninguém que o pudesse fazer. 
Na Rússia o monaquismo sobreviveu, apesar de todos os choques e horrores. 

Sim, isso aconteceu ao nível dos indivíduos particulares,  ou seja, dos anciãos. Mas elas existiam! 
E eles mantiveram a tradição espiritual, a vida monástica e a fé. 
Parece-me que em tudo o que diz respeito a vida monástica , a Rússia não de começar do zero em absolutamente nenhum quesito. E é por isso que fico entristecido quando ouço os russos as vezes dizendo : "nós tivemos todas as igrejas destruídas, a Igreja foi erradicada, etc... " 

Eu sempre busco responder : " Na minha opinião, vocês tem, considerando tudo isso, além dos novos mártires e confessores, os anciãos monásticos. Eles estão  todos próximos, basta esticar o braço para os tocar. Só que você tem de esticá-lo, buscar essa riqueza e utilizá-la na prática, por assim dizer, em sua vida."
 Eu sempre tenho a impressão de que a maioria das pessoas na Rússia não valorizam isso. Ou simplesmente não entendem como  isso é valioso. 

Repórter : Por que, na sua opinião, isso acontece ? 

Hieromonge Gabriel : Quando falam de problemas, as pessoas se concentram no material, e às dificuldades externas que os mosteiros e as Igreja enfrentam hoje em dia são o principal enfoque. 

Sim, há muito o que reconstruir. Mas esta é apenas a parte técnica, por assim dizer, apenas as paredes e os telhados. Mas então as pessoas reclamam que  telhados e paredes custam dinheiro, e elas se angustiam sobre o como encontrar o dinheiro ... 
Mas se nós mentalmente buscarmos ir alem,  acima do telhado por assim dizer, ainda que tenhamos que ver este além pelos buracos das ruínas, nós veremos que as paredes e demais aspectos não são  a coisa principal, pois é mais importante saber  com que tipo de coração se entra nos edifícios materialmente concebidos. 
E esta é a coisa mais importante, essa tradição espiritual, que ainda está presente na Rússia, pois os anciãos monásticos e os novos mártires preservaram  tudo isso para nós.
 Às vezes as pessoas discutem, "Mas há tão poucos anciãos hoje, a maioria deles já morreu , não há mais ninguém para nos ensinar." Diante disso sempre respondo: "Se você não pode ter a vida dos Anciãos como um meio de ensiná-lo, então você já está morto. Você tem suas hagiografias, seus textos, ensinamentos. 
Leia-os, e os correlacione com sua vida."  

"É necessário saltar na água"


Repórter : O que  mudou  na sua vida diária após a  conversão? 

Hieromonge Gabriel: É claro, há coisas que não podemos deixar de modificar. Tendo se tornado membro da Igreja Ortodoxa Russa, mas ainda vivendo na Suíça, eu me submeto ao Arcebispo Inocencio de Korsun.

E é claro,minhas relações com a Igreja Católica  não podem mais, naturalmente, permanecem as mesmos. 

Repórter : Qual a reação que você espera dos seus Filhos espirituais? Pois eles devem ser todos os católicos ... 

Hieromonge Gabriel: Em primeiro lugar, felizmente sempre soube lidar de forma respeitosa com todas as pessoas, e tenho certeza que eles vão respeitar a minha decisão. 

Em segundo lugar,  nunca mantive minhas opiniões e crenças em segredo. Logo, todos os meus filhos espirituais conhecem sobre o meu ideal, vinculado ao cristianismo no Oriente. Então não penso  que qualquer um deles irá se surpreender. Eu não disse nada a eles de antemão para evitar discussões desnecessárias. 
Mas não acho que nada de extraordinário vai acontecer. Acredito que os meus filhos continuaram vindo buscar as palestras espirituais.
Finalmente, me comunico com essas pessoas regularmente, e compartilho  meus  ideais espirituais  nesta relação, e se não fosse assim, elas não viriam até a mim.

Repórter:  E a respeito dos Serviços Divinos? 

Hieromonge Gabriel: Claro, a partir de agora não vou poder administrar a comunhão aos católicos. 

Mas antes mesmo da minha conversão era muito raro ministrar a Comunhão, pois a Skete se encontra distante  do grande mundo, o território no qual ela se encontra  é mantido trancado, os serviços também são privados, e a capela é pequena , para dez pessoas no máximo. 
Somente no Natal e na Páscoa, abriamos as portas para todos aqueles que desejavam se juntar a nós. 

Repórter : Se você puder e quiser dar alguns breves conselhos para como os homens contemporâneos devem organizar a sua vida de oração, o que você diria? 

Hieromonge Gabriel: Se você quer aprender a nadar, é necessário saltar na  água. Só assim você pode aprender. Só quem reza pode sentir o significado, o gosto e a alegria da oração. Você não pode aprender a rezar sentado em uma poltrona grande e quente. Se você está pronto para se ajoelhar, se arrepender sinceramente, para levantar seus olhos e mãos para o céu, então muitas coisas serão reveladas a você. 

Claro que você pode ler muitos livros, ouvir palestras, conversar com as pessoas, e estes são também meios muito importantes e ajudam certamente. Mas qual é o valor de todas estas coisas se não tomarmos as medidas reais depois? Se não começarmos a rezar?
Penso que você deve entender isso também. Obviamente, se está perguntando, parte da posição de quem não acredita ... 
Repórter : Exatamente. Nossa revista é para aqueles que duvidam. 

Hieromonge Gabriel : Não há nada de errado com dúvidas, e mesmo elas são úteis. Contudo, nós não devemos viver a buscar ter dúvidas. Mas 
se elas aparecem, é preciso simplesmente lembrar que todos nós temos uma oportunidade de saber : "Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente."(João 20: 27)
 
DE:http://cetroreal.blogspot.com/