Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ORTHODOX PSYCHO THERAPY

Yeremtzes



HOLY MONASTERY OF BI
ORTHODOX PSYCHOTHERAPY

ORTHODOXY PSYHOTHERAPEIA
RTH OF THEOTOKOS
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It has been published in: Greek English Romanian
PSYCHOTHERAPORTHODOX  CONTENTS: Translator's Note
Preface to the english edition
Author's Prologue
Introduction

  1. CHAPTER ORTHODOXY AS A THERAPEUTIC SCIENCE
    1. What Christianity is
    2. Theology as a therapeutic science
    3. What therapy is
    4. Method of therapy - therapeutic treatment. How then is the soul cured?
  2. CHAPTER THE ORTHODOX THERAPIST
    1. Prerequisites for the role of priest therapist
      The value of the priesthood
      The calling and ordaining of the Apostles
      Basic prerequisites for ordination
      The three degrees of priesthood
    2. Rekindling the Spiritual Gift
      Basic qualities of priest therapists
    3. Spiritual Priesthood
    4. The search for Therapists
  3. CHAPTER ORTHODOX PSYCHOTHERAPY
    1. The soul (`psyche')
    2. What the soul is Sickness and dying of the soul Therapy of the soul
    3. Interrelations of soul, nous, heart and mind
    4. Nous and soul Nous and heart Nous and reason Nous and attention
    5. Nous, heart and thoughts
      1. The nous
      2. The natural life of the nous Sickness of the nous Curing the nous
      3. The heart
      4. What the heart is Characterisations of the heart Sickness of the heart Curing the heart
      5. Intelligence (logiki) and thoughts (logismoi)
      6. I. Intelligence II.Thoughts - Logismoi What logismoi are The cause of evil thoughts Consequences of evil thoughts Curing of evil thoughts
  4. CHAPTER ORTHODOX PATHOLOGY
    1. What the passions are
    2. Types of passions and their development
    3. Cure of the passions
    4. Dispassion
  5. CHAPTER HESYCHIA AS A METHOD OF HEALING
    1. Hesychia, or stillness
    2. Hesychasm
    3. Anti-hesychasm
  6. CHAPTER ORTHODOX EPISTEMOLOGY
    1. The three kinds of knowledge according to St. Isaac the Syrian
    2. Knowledge of God according to St. Gregory Palamas
    Prayers Index of persons Index of subjects