Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ícones da Mãe de Deus - Odiguítria



Os principais grupos da iconografia da Mãe de Deus

ODIGUÍTRIA

O segundo grupo iconográfico, chamado Odiguítria em grego, tem o significado de "Aquela que mostra o caminho".

Este nome retém o conceito dos ícones da Theotokos no seu todo, pois a Mãe de Deus nos guia para Cristo.

A vida do cristão representa em si o caminho que vai das trevas para a luz Divina, desde o pecado para a Salvação, da morte para a vida.

E no percurso deste difícil caminho, nós temos uma auxiliadora :

A Puríssima Mãe de Deus.
Ela representa a ponte para a chegada do Salvador ao mundo.
Agora Ela é a ponte que vai nos levar a te Ele.
E assim a composição iconográfica da Odiguítria se constrói de acordo com o seguinte formato :
A figura de Nossa Senhora está em posição frontal, as vezes com ligeira inclinação da cabeça.
Em uma das mãos, como sentado no trono, está o Menino Cristo, com a outra mão a Mãe de Deus aponta o Seu filho e com isso direciona a atenção para Ele.
E o Cristo Menino, com uma das mãos abençoa a Mãe ( e muitas vezes o olhar Dela está direcionado para nós), na outra mão Ele segura o papiro, às vezes o cetro e a insígnia, livro ou o papiros aberto.
No gesto da Mãe de Deus apontando Cristo, está a chave do sentido :
A Mãe de Deus nos orienta espiritualmente, direcionando-nos para Cristo, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ela leva nossas orações para Ele, Fazendo-se a Mãe Daquele que nos adotou ao Pai Celeste, a Mãe de Deus se faz a Mãe de cada um de nós.
Esse tipo de ícone teve grande divulgação em todo mundo cristão, principalmente em Bizâncio e na Rússia.
Muitos desses ícones venerados, pensa-se que são da autoria do apóstolo Lucas.
Ocorrem pequenas diferenças iconográficas que ficam por conta de peculiaridades históricas.
Por exemplo, a terceira mão no ícone Troirútchetsa é acrescentada por São João Damaceno quando atendendo sua súplica a Mãe de Deus restaurou-lhe a mão decepada.
A ferida na face da Mãe de Deus de Iver lembra a perseguição dos iconoclastas quando o ícone foi golpeado com uma espada, atingindo a face da Mãe de Deus, de onde verteu sangue, provocando pânico nos perseguidores.
O ícone da Paixão costuma representar dois anjos voando em direção ao Menino, eles seguram os instrumentos da Paixão, assim prenunciando o Seu sofrimento por nós.
Por isso a posição do Menino é ligeiramente alterada pois Ele contempla os anjos e Suas mãos seguram a mão da Mãe de Deus.
Normalmente os ícones da Odiguítria representam até a cintura. Mas as vezes aparecem até os ombros como no ícone de Kazan.
(Fonte : A Teologia do ícone - I.K.Iazikova - Algumas partes. Postado no informativo mensal da Pároquia da Proteção da Santíssima Mãe de Deus, Rio de Janeiro, na Edição de Outubro de 2006)