Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

THE CHRISTIAN MYSTERY


 
A ccording to Pope Pius XI, the liturgy is the principal expression of the ordinary magisterium of the Church.    According to the present Pope, Benedict XVI, it is the principal expression of that Tradition that comes down from the Apostles.   When it was suggested that the pre-Vatican II liturgy should be abolished in favour of the post-Vatican II liturgy, he said that this was beyond the powers of both the Pope and the bishops because it is their job to serve and cultivate Tradition, not abolish it.   In fact, he teaches, it is the same Holy Spirit who works in synergy with the Church in every age.  Hence, the post-Vatican II liturgy must be interpreted in the light of the pre-Vatican II liturgy and vice versa.   This he calls the hermeneutic of continuity, which is the only manner of interpretation open to Catholics.   In its Constitution on the Liturgy,  Vatican II teaches us that the liturgy is the source of all the Church's powers and the goal of all its activity.  The Pope calls the Mass the constitution of the Church.  Al this leads to the conclusion that if we want to understand what the Catholic Church is all about, we must study the liturgy.   Let us get started.