UMILÉNIE - ELEUSA
O terceiro tipo de ícones se chama Umilenie, que advém do grego “ELEUSA”, com sentido alterado, ou seja : A Piedosa.
Esse qualificativo era usado em Bizâncio para chamar Nossa Senhora e muitos dos ícones.
Com o passar do tempo, na iconografia russa Umilenie passou a se chamar um determinado tipo de composição que no paralelo grego tinha o nome de GLIKOFILUSA (Aquela que beija docemente).
Do ponto de vista dogmático é uma pré-figuração do sacrifício da crucificação do Cristo Salvador como a maior prova do amor de Deus para os homens.
A representação mais antiga desse tipo é do ano 650, um afresco na igreja de Santa Maria Antiqua.
É uma forma mais lírica de todos os tipos, abrindo para nós o lado mais íntimo da relação da Mãe-Filho.
A composição engloba duas formas : A da Mãe e do Filho, com as faces coladas.
A cabeça da Mãe está ligeiramente reclinada ao Filho, enquanto que Ele segura o pescoço da Mãe.
Essa comovente composição comporta uma profunda idéia teológica.
Aqui a Mãe de Deus é nos apresentada não somente como a Mãe que dá carinho ao Filho, mas como símbolo da alma que está em estreita ligação com Deus.
Essa recíproca relação é um tema místico abordado por muitos Santos Pais.
A Mãe de Deus UMILENIE é um dos tipos mais místicos de ícones da Mãe de Deus.
Esse tipo foi também amplamente difundido na Rússia. Fazem parte desse grupo os ícones de Vladmir, Volokolam, Donsk, Fedorof, Girovits, Grebnev e outros.
Todos estes tem a composição até a cintura, com poucas exceções.
Com uma pequena variante encontramos a VZIGRÁNIE (Intenção de brincar), esses mais divulgados nos Bálcãs, é praticamente igual aos demais, com a diferença de que o tratamento pictórico que tem o Menino é de mais liberdade, como se o Menino estivesse brincando.
Exemplo desse é o IRASLÁVSKAIA, onde nesta composição sempre está presente o gesto característico, Menino Cristo com a mãozinha toca a face de Sua Mãe.
Nesse pequeno detalhe oculta-se uma infinita ternura e confiança, que se abre para um atento e contemplativo observador.
Mais uma variante é o MLEKOPITÁTELNITSA (Amamentadora).
Neste, temos apresentada a Mãe de Deus que alimenta ao seio o Seu Filho.
Esse detalhe não é só intimo, mas abre mais um aspecto místico : Ela alimenta o filho e da mesma forma Ela alimenta a nossa alma, e também o Menino alimenta a nós “com o puro leite de palavras da Palavra de Deus” ( 1 Pedro 2.2) e “ como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para Salvação” (Hebreus 5.12).