Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ícones da Mãe de Deus - Umilénie

 

Os principais grupos da iconografia da Mãe de Deus
UMILÉNIE - ELEUSA
O terceiro tipo de ícones se chama Umilenie, que advém do grego “ELEUSA”, com sentido alterado, ou seja : A Piedosa.
Esse qualificativo era usado em Bizâncio para chamar Nossa Senhora e muitos dos ícones.
Com o passar do tempo, na iconografia russa Umilenie passou a se chamar um determinado tipo de composição que no paralelo grego tinha o nome de GLIKOFILUSA (Aquela que beija docemente).
Do ponto de vista dogmático é uma pré-figuração do sacrifício da crucificação do Cristo Salvador como a maior prova do amor de Deus para os homens.
A representação mais antiga desse tipo é do ano 650, um afresco na igreja de Santa Maria Antiqua.
É uma forma mais lírica de todos os tipos, abrindo para nós o lado mais íntimo da relação da Mãe-Filho.
A composição engloba duas formas : A da Mãe e do Filho, com as faces coladas.
A cabeça da Mãe está ligeiramente reclinada ao Filho, enquanto que Ele segura o pescoço da Mãe.
Essa comovente composição comporta uma profunda idéia teológica.
Aqui a Mãe de Deus é nos apresentada não somente como a Mãe que dá carinho ao Filho, mas como símbolo da alma que está em estreita ligação com Deus.
Essa recíproca relação é um tema místico abordado por muitos Santos Pais.
A Mãe de Deus UMILENIE é um dos tipos mais místicos de ícones da Mãe de Deus.
Esse tipo foi também amplamente difundido na Rússia. Fazem parte desse grupo os ícones de Vladmir, Volokolam, Donsk, Fedorof, Girovits, Grebnev e outros.
Todos estes tem a composição até a cintura, com poucas exceções.
Com uma pequena variante encontramos a VZIGRÁNIE (Intenção de brincar), esses mais divulgados nos Bálcãs, é praticamente igual aos demais, com a diferença de que o tratamento pictórico que tem o Menino é de mais liberdade, como se o Menino estivesse brincando.
Exemplo desse é o IRASLÁVSKAIA, onde nesta composição sempre está presente o gesto característico, Menino Cristo com a mãozinha toca a face de Sua Mãe.
Nesse pequeno detalhe oculta-se uma infinita ternura e confiança, que se abre para um atento e contemplativo observador.
Mais uma variante é o MLEKOPITÁTELNITSA (Amamentadora).
Neste, temos apresentada a Mãe de Deus que alimenta ao seio o Seu Filho.
Esse detalhe não é só intimo, mas abre mais um aspecto místico : Ela alimenta o filho e da mesma forma Ela alimenta a nossa alma, e também o Menino alimenta a nós “com o puro leite de palavras da Palavra de Deus” ( 1 Pedro 2.2) e “ como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para Salvação” (Hebreus 5.12).