- Traduções
- La PhilocalieCom apresentação de Olivier Clément, esta tradução publicada pela conceituada Desclée de Brouwer, reune traduções individuais dos Padres da Philokalia, traduzidas e editadas anteriormente pela Abadia de Bellefontaine.
- Introdução - Olivier Clément
- Prefácio de Nicodemo o Hagiriota
- Epílogo de Jacques Touraille
- Vocabulário
- The PhilokaliaTradução inglesa feita por G.E.H. Palmer, Philip Sherrard e Kallistos Ware. Ainda em curso de publicação pela editora Faber & Faber, faltando o quinto volume.
- Introdução
- Glossário
- FilocaliaTradução romena expandida, em vários volumes, disponível na Internet.
- Padres
- Philokalia Grega
- Santo Antão
- Exortações sobre o comportamento dos homens e a conduta virtuosaExhortations sur le comportement des hommes et la conduite vertueuse
On the character of men and on the virtous life (segundo a tradução inglesa, obra atribuída a Santo Antão)
- Isaías o Solitário
- Capítulos sobre a guarda da inteligênciaChapitres sur la garde de l'intelligence
On Guarding the Intellect: Twenty-Seven Texts
- Evágrio Monge
Evágrio o Solitário- Esboço monástico ensinando como se deve exercitar na ascese e na hesiquiaEsquisse monastique enseignant comment il faut s'exercer à l'ascèse et à l'hèsychia
Outline teaching on ascetism and stillness in the solitary life - Capítulos sobre o discernimento das paixões e dos pensamentos (sobre os diversos maus pensamentos)Chapitres sur le discerniment des passions et des pensées (Des diverses mauvaises pensées)
Texts on discrimination in respect of passions and thoughts- A respeito dos sonhos
- Sobre o demônio da tristeza
- Da vanglória
- Capítulos népticosDes chapitres neptiques
Extracts from the texts on watchfulness - Capítulos sobre a oraçãoAtribuído ao Padre Nilo o Asceta
Chapitres sur la prière
- DE:http://www.filoinfo.bem-vindo.net/estudos/modelos/Filocalia/PhilokaliaJ.html#
Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.
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