Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Elder Paisios: Believe In God, Not Yourself . On Clergymen Who Employ Psychology



"Nowhere does the Gospel tell you to believe in yourself, but to believe in God - that God can help, that God can heal. Some people, however, take this the wrong way, and say, 'Man has powers, and must believe in himself.' To believe in one's self contains either egoism or demonism."

- Elder Paisios the Athonite

Those who are not well spiritually are certain clergymen who study psychology in order to help people's souls (with human skill). The strange thing is that their teachers, the psychologists, neither believe in God nor accept the existence of the soul; and if they do, they do it in their own way (almost all of them). These clergymen reveal through their actions that they are spiritually ill and need patristic examinations. After being cured, they will discern for themselves this ill spirit and, at the same time, they will come to know Divine Grace. From then on, they will use divine energy instead of human arts to cure suffering souls.

Source: Elder Paisios the Athonite, Epistles, p. 107.