Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

sábado, 22 de outubro de 2011

Elder Paisios the New of Mount Athos (Part 2) By Hieromonk Damascene

Small Blessing of a Few “Nuts.”
image
Fr. Paisios - Mount Athos
I once again thank the Good God Who does not loathe me, His detestable child, but as an affectionate Father always provides His blessings for me, even more so on feast days like today, the day of the Entrance of the Theotokos into the Temple. All those who devote themselves to God, in imitation of the Panagia (Panagia: one of the names bestowed upon the Most Holy Mother of God by Greek Orthodox Christians. Literally, “All Holy.") keep this day with particular reverence.
IN DETAIL..

Elder Paisios the New of Mount Athos (Part 1) By Hieromonk Damascene

The Elder’s Love.
image
Elder Paisios the New of Mount Athos
In the words of H. Middleton, author of the recently published Precious Vessels of the Holy Spirit, Elder Paisios of Mount Athos, “perhaps more than any other contemporary elder, has captured the minds and hearts of Greek people” (H. Middleton, Precious Vessels of the Holy Spirit: The Lives and Counsels of Contemporary Elders of Greece, Thessalonica, Greece: Protecting Veil Press, 2003, p. 129). Although not nearly as well known in the English-speaking world as in his homeland, this holy Elder also has much to say to contemporary spiritual seekers in the West. In his life and teachings, we can find a key by which to go deeper into the heart of the Orthodox Christian Faith.
IN DETAIL..

http://www.manastir-lepavina.org/arhiva/novosti/index.php/engtext/P530/