Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Oração de Jesus é a forma da invocação utilizada por aqueles que praticam a oração mental, também chamada de "Oração do Coração". A formúla da oração é a segunite: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim pecador". A escolha deste versículo em particular tem um significado teológico e espiritual.


Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem  piedade de mim, pecador!

 A Oração de Jesus

A forma mais comum de oração incessante na tradição Ortodoxa é a Oração de Jesus. A Oração de Jesus é a forma da invocação utilizada por aqueles que praticam a oração mental, também chamada de "Oração do Coração". A formúla da oração é a segunite: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim pecador". A escolha deste versículo em particular tem um significado teológico e espiritual.

Em primeiro lugar, é centrada no nome de Jesus porque este é o nome Daquele a quem "Deus o exaltou", "O nome dado ao Senhor pelo próprio Deus" (cf. Lucas 1:31), O "Nome que está acima de todo nome" .(cf. Filipenses 2:9-10, Efésios 1:21 ) ... pois não há nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12).Toda oração para os cristãos deve ser realizada em nome de Jesus: "E o que pedirdes em meu nome, eu o farei." (João 14:13-14)


O fato de que a oração é dirigida à Jesus como Senhor e Cristo, Filho de Deus é porque este é o centro de toda a fé revelada por Deus em Espírito.

Ele disse-lhes: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?"



Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo".


E Jesus respondeu: "Bem Aventurado és tu... porque não foi a carne nem o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus... e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja..." (Mateus 16:16-18)
Jesus é o Cristo, e Cristo é o Senhor é a essência da fé cristã e da fundação da igreja cristã. Acreditar e proclamar isso apenas é concedido pelo Espírito Santo... ninguém pode dizer "Jesus é Senhor" exceto pelo Espírito Santo. (I Coríntios 12:3) ... toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:11)


Ao chamar Jesus, o Filho de Deus, reconhecemos Deus como seu pai. Fazendo isso, ao mesmo tempo, temos Deus como nosso próprio Pai, e isso também é concedido pelo Espírito.



Quando, porém, chegou à plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção filial. E porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de Seu Filho em nossos corações, gritando: "Abba, Pai!" (Gálatas 4:4-6)



Quando clamamos "Abba, Pai!" O próprio Espírito se une ao nosso espírito, para testemunhar que somos filhos de Deus... (Romanos 8:15-16)


Assim, rezamos: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus" já que somos Filho de Deus, temos a certeza de que o Espírito Santo está conosco. Desta forma, a Oração de Jesus traz o Espírito de Deus no coração do homem.



"Tem piedade de mim, pecador" é a oração do publicano. Quando pronunciado com humilde convicção que traz a justificação divina. (cf. Lucas 18:9-14) Em geral, a misericórdia divina é o que o homem precisa mais do que tudo. É por esta razão que a repetição dos inúmeros pedidos de misericórdia do Senhor é encontrada em toda parte nas orações da Igreja.


E, finalmente, todos os homens são pecadores. Porque isso é um fato, e confessado que com fé, deve ser justificado e perdoado por Deus. (cf. Romanos 3:10-12, Salmos 14:1-3)


A Oração de Jesus é usada basicamente de três maneiras diferentes. Primeiro como um verso usado para a "oração do coração" em silêncio, no método hesicasta de oração. Segundo, como a oração mental contínua e incessante dos fiéis fora da tradição hesicasta. E em terceiro lugar como a breve oração ejaculatória usada para afastar as tentações. Claro que, na vida cotidiana das pessoas comuns esses três usos da oração são freqüentemente inter-relacionadas e combinadas.


No método hesicasta de oração a pessoa sentada sozinha numa posição corporal com a cabeça baixa e os olhos voltados para o peito. Ele repete continuamente a oração com cada aspiração e respiração, colocando sua mente "em seu coração", de atenção concentrada. Ele esvazia sua mente de todos os pensamentos racionais, do raciocínio discursivo, e também anula a mente de cada imagem na sua volta. Então, sem pensamento ou imaginação, mas com toda a devida atenção e concentração, ele repete ritmicamente a Oração de Jesus em silêncio - e através deste método de oração contemplativa é unida à Deus pela habitação de Cristo no Espírito. Segundo os Padres, a oração, quando praticada com fidelidade total na vida da Igreja, traz a experiência da luz divina incriada de Deus e a alegria indescritível para a alma. Sua finalidade é tornar o homem um servo de Deus... a mente quando se une com o coração se enche de alegria indizível e alegria. Em seguida, o homem vê que o Reino dos céus é verdadeiramente dentro de nós.


Quando você entra no lugar do coração ... dá graças a Deus, e louva a Sua misericórdia, mantendo sempre esta atividade, ela vai ensinar-lhe coisas que você vai aprender de nenhuma outra forma... quando a sua mente torna-se estabelecida no coração, ela não deve permanecer inativa, mas ela deve estar constantemente a repetir a oração: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim!" e nunca deve parar.


Para esta prática, mantendo a mente livre, o torna invencível contra todas as sugestões do diabo e cada dia leva mais e mais amor e saudade de Deus. (São Nicéforo, séc. XIV, Discurso sobre Sobriedade)


Praticar o método hesicasta da oração requer sempre e sem exceção, a orientação de um guia espiritual, não se deve usar este método á menos que seja uma pessoa de uma humildade genuína e com santidade, cheios de toda a sabedoria e paz. Porque utilizar este método, sem orientação ou sabedoria humilde, seria um desastre perante o tribunal espiritual, porque as tentações que vêm com ela são muitas. Na verdade, os abusos do método tornaram-se tão grande nos últimos séculos que o seu uso foi bastante reduzido. O Santo Bispo Teófano, o Recluso diz que as posturas corporais e técnicas de respiração eram praticamente proibidas em seu tempo, dado que, em vez de ganhar o Espírito de Deus, as pessoas conseguiram apenas “arruinar seus pulmões". (cf. o Livro - A arte da oração, pelo lgúmeno Chariton)



Apesar de tido como abusivo e perigoso - o método utilizado – sua riqueza e recompensa já eram conhecidas no século XIV, em Bizâncio onde São Gregório Palamás defendeu a tradição. E existe evidência de que no século IV, para mostrar que, mesmo assim, as pessoas estavam usando a oração estupidamente e inutilmente, reduzindo-a numa "coisa em si" á ser cativada por sua forma, sem interesse em seu propósito. Na verdade, o interesse idólatra da técnica espiritual, nos benefícios prazerosos de "espiritualidade" e "mística" são as constantes tentações da vida espiritual - é a arma mais poderosa do diabo. O Santo Bispo Teófano, o Recluso caracterizou-a como "o hedonismo espiritual", João da Cruz (séc. XVI, Espanha) chamou-lhe a gula espiritual e " de luxo espiritual ". Assim, a título de exemplo, de várias épocas e lugares, vêm as advertências a seguir.


"Aqueles que se recusam a trabalhar com as mãos sob o pretexto de que devemos orar sem cessar, na realidade não querem rezar. Através de ociosidade... Eles enredam a alma num labirinto de pensamentos... e tornam-na incapaz de oração". (São Nilo do Sinai, séc. V, Textos sobre a Oração)


Contanto que você presta atenção apenas à postura corporal para a oração e sua mente só se preocupa com a beleza externa do tabernáculo (ou seja, as formas adequadas), assim ainda não encontrara o lugar de oração e o abençoado caminho ainda está longe de você.

Saibam que no meio de toda a alegria e consolação espiritual, que é ainda mais necessária para servir a Deus com devoção e medo. (São Nilo do Sinai, Textos sobre a Oração)


"É natural que a mente rejeita o que está na mão e o sonho de algo mais para vir... para construir fantasias e imaginações sobre as realizações antes que ele tenha atingido. Tal homem está em grande perigo de perder o que ele tem e não em auto-ilusão que é privado de bom senso. Ele se torna apenas um sonhador e não um homem de oração contínua (ou seja, um hesicasta)". (São Gregório do Sinai, Séc. XIV, Textos , Mandamentos e Dogmas)

Se você estiver realmente praticando a oração contínua de silêncio, na esperança de estar com Deus e você verá algo sensorial ou espiritual, dentro ou fora, seja ele mesmo a imagem de Cristo, ou um anjo, ou algum santo, ou se uma imagem de luz permeia a mente de forma alguma aceita isso ... esteja sempre descontente com essas imagens, e mantenha a mente clara, sem imagem ou forma ... e você não sofrera nenhum dano. Tem acontecido freqüentemente que tais coisas, mesmo quando enviadas por Deus como um teste antes da vitória, transformaram-se em prejuízo para muitos ... que em seguida faz mal aos outros ... igualmente insensato, líder de orgulho e vaidade.


Os Santos Padres dizem que aqueles que vivem e são justamente impecáveis no seu comportamento com outros homens... que buscam à Deus com obediência, sem questionando e humildade sábia... serão sempre protegido de danos, pela graça de Cristo. (São Gregório do Sinai, Instruções para os hesicastas)



O uso da Oração de Jesus fora do método hesicasta da oração incessante é repetir a oração constante e continuamente, o que se está fazendo, sem o emprego de qualquer postura corporal particular ou técnicas de respiração. Este é o caminho ensinado por São Gregório Palamás, em seu discurso acerca de como oração mental incessante é dever de todos os cristãos. Qualquer pessoa pode fazer isso, seja qual for sua profissão ou posição na vida. Isso também é mostrado no livro: O Caminho de um Peregrino.


A finalidade e os resultados deste método de oração são aquelas em geral de toda a oração: que os homens possam ser continuamente unido com Deus pela incessante lembrança de Sua presença e invocação perpétua de seu nome, para que se possa sempre servi-Lo, todos os homens com as virtudes de Cristo e dos frutos do Espírito.


O terceiro método de usar a Oração de Jesus é tê-la sempre pronta para os momentos de tentação. Desta forma, como São João Clímaco disse: "você pode derrotar seus inimigos, ou seja, as tentações, com o nome de Jesus, pois não há arma mais forte no céu ou na terra." (A Escada da Ascensão Divina, Degrau 21) Este método funciona melhor quando se prática a oração sem cessar, juntando-se "a cada respiração uma sóbria invocação do nome de Jesus." (Quando se prática a "oração contínua do coração", e quando as tentações do pecado entram no coração, são custeadas pela oração e são derrotadas pela graça.



O homem não pode viver neste mundo sem ser tentado. Quando vem a tentação de uma pessoa, só existem três resultados possíveis. Ou a pessoa imediatamente sede à tentação e pecados, ou ele tenta afastar a tentação pelo poder da sua vontade, e é finalmente derrotada depois de grande aflição e discórdia. Ou então, ela luta contra a tentação pelo poder de Cristo em seu coração que está presente somente pela oração. Isso não significa que ela "reza a tentação de distância." Ou que Deus milagrosamente e magicamente desce para libertá-lo. Ao contrário, significa que sua alma está tão cheia de graça e poder de Deus que a tentação pode ter nenhum efeito. É neste sentido que o apóstolo João escreveu: "todo aquele que permanece nele não peca.” (1 João 3:6) ...“aquele que peca é do diabo... porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir o diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque sua semente permanece nele; ele não pode pecar porque nasceu de Deus.” (I João 3:8-10)


Uma pessoa se torna filho de Deus, nascido de Deus na Igreja através do batismo. Ele continua como um filho de Deus e não peca apenas pela oração contínua: a lembrança de Deus permanece em Ele, invocando o seu nome sem cessar na alma. O terceiro uso da Oração de Jesus, como os dois primeiros, tem isto como objetivo: que o homem não peque.