Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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sábado, 22 de janeiro de 2011

ESCOTO ERIGENA (h.810 - h.870) (enlaces) "Sobre la División de la Naturaleza", Libro I "Sobre la División de la Naturaleza", (cont.) SOBRE ESCOTO ERIGENA (enlace) J.-C. Foussard: "El Teofanismo de Juan Escoto Erígena" PEDRO ABELARDO (1079 - 1142) "Glosas a Porfirio" HILDEGARDA DE BINGEN (1098 - 1179) Duodécima visión: "Siega y vendimia de las naciones" SANTO TOMAS DE AQUINO (1225 - 1274) "Suma contra los gentiles" ROGER BACON (h.1210/15 - h. 1294) "Obra Mayor (Opus Maius)" RAIMUNDO LLULL (1235 - 1316) "El Libro de la Orden de Caballería" "El Libro de los Proverbios" MAESTRO ECKHARDT (h.1260 - 1327) "Tratados y sermones", selección (Serms. 18, 30, 57, 58, 59) "Tratados y sermones", De las Potencias del Cielo "Tratados y sermones", De la Mujer Virgen Id. "Sobre el Desasimiento", (enlace) DUNS SCOTO (h.1266 - 1308) "Tratado del primer principio" 1ª parte "Tratado del primer principio" 2ª parte ENRIQUE SUSO (1293 - 1366) "El Libro de la Sabiduría Eterna" JUAN TAULER (1300 - 1361) "Temas de oración" - "Instituciones" ANONIMO S. XIV

A T R I V M
Hacia la esencia del Cristianismo


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CLEMENTE DE ALEJANDRIA (h.150 - h.216)
PADRES DEL DESIERTO (eremitas ss. III al IV)
UN MONJE DE LA IGLESIA DE ORIENTE
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SAN AGUSTIN DE HIPONA (354 - 430)
SAN GREGORIO DE NISA (335 - 392)
DIONISIO AREOPAGITA (s. V)
EDAD MEDIA

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PEDRO ABELARDO (1079 - 1142)
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SANTO TOMAS DE AQUINO (1225 - 1274)
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       Id. "Sobre el Desasimiento", (enlace)
DUNS SCOTO (h.1266 - 1308)
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