Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

sábado, 8 de janeiro de 2011

Como orar sem cessar? (Jean-Yves Leloup)


+++
«Desde aí, toda a vida do peregrino era dominada por esta questão: "Como orar sem cessar?"
O staretz não lhe fez longos discursos, depois de lhe ter recordado que a sabedoria e a ciência humana não eram suficientes para adquirir o dom de Deus, antes a doçura e a humildade do coração é que nos dispõem a recebê-lo. Ele convidou-o a uma prática.
Essa prática, se a experimentou, não foi por ele inventada, ele transmite o que ele mesmo recebeu. O método que ele preconiza é o que é atribuído a Simeão, o novo teoólogo no livro onde estão consignadas as subtilezas dessa "arte das artes" que é a oração: a filocália. Note-se, de passagem, que para os antigos, a oração é mais uma arte do que uma técnica, o mesmo que dizer que se trata "de uma meditação que tem um coração".
Filocália quer dizer literalmente "amor à beleza". A oração é a arte pela qual nos unimos à Beleza última da qual a natureza, os corpos e os rostos são o reflexo. Orar é ir do reflexo à luz e voltar da luz venerando-a nos seus reflexos. Se quiséssemos resumir em poucas palavras o método que o staretz ensina ao peregrino poder-se-ia dizer: "senta-te" - "cala-te" - "fica só" - "respira mais suavemente" - "faz descer a tua inteligência ao coração" - "sobre a respiração invoca o Nome" - "abandona os pensamentos" - "sê paciente e repete frequentemente este exercício".
Encontram-se os elementos essenciais do método hesicasta: a postura física, o silêncio, a solidão, a respiração, o centro do coração, a invocação, a repetição.
"Permanece sentado no silêncio e na solidão, inclina a cabeça, fecha os olhos, respira mais suavemente, olha através da imaginação no teu coração, concentra a tua inteligência, quer dizer o teu pensamento, da tua cabeça ao teu coração. Diz com a respiração: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim" em voz baixa, ou simplesmente em espírito. Esforça-te para afastar todos os pensamentos, sê paciente e repete frequentemente este exercício".»
in "A Via do Peregrino" Jean-Yves Leloup
 
DE:http://makeitabetterplaceforus.blogspot.com/