Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

sábado, 5 de março de 2011

Textes des Pères de l'Eglise (liens choisis)


 

* Œuvres complètes de saint Jean Chrysostome : en français.

* Œuvres de saint Grégoire de Nysse : en français.

* Œuvres complètes de saint Augustin : en français.

* Œuvres diverses :
* en français — 1 (avec des sources occidentales).
* en français — 2
( Saint Ambroise de Milan ; Apophtegmes des Pères du désert ; Athanase (saint) ; Augustin (saint) - œuvres complètes (135 livres) ; Basile de Césarée (saint) ; Benoit (saint) ; Clément d'Alexandrie ; Clément de Rome ; Cyprien de Carthage (saint) ; Cyrille d'Alexandrie (saint) ; Cyrille de Jérusalem (saint) ; Denis l'Aréopagite (saint) ; Didaché ; Dorothée de Gaza ; Ephrem (saint) ; Eusèbe de Césarée ; Grégoire de Nazianze (saint) ; Grégoire de Nysse (saint) ; Hilaire de Poitiers (saint) ; Irénée de Lyon ; Isaac le Syrien ; Jean Cassien (saint) ; Jean Chrysostome (saint) - œuvres complètes (64 livres) ; Jean Climaque (saint) ; Jean Damascène (saint) ; Jérôme (saint) - œuvres complètes (38 livres) ; Léon le Grand (saint) ; Macaire le Grand (saint) ; Maxime le Confesseur (saint) ; Pachôme (saint) ; Polycarpe de Smyrne ; Séraphin de Sarov ; Silouane ; Sulpice Sévère ; Syméon le Studite ; Syméon le Nouveau Théologien ; Tertullien (22 livres))

L'échelle sainte de Saint Jean Climaque
Saint Séraphim de Sarov : Entretien avec Motovilov
SAINT JEAN DE CRONSTADT : Ma vie en Jésus-Christ
LA PHILOCALIE : extraits
 
DE: http://www.moinillon.net/post/2005/01/01/184-liens-choisis