Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A Divina Liturgia é a janela para o Céu Espiritual. Elder Emilianos Simonopetritis

 

A função é para nós como um compromisso Elder Emilianos Simonopetritis


  

Elder Emilianos Simonopetritisusa 

o anel de noivado e isso significa voto de casamento, a liturgia significa que estou conectado a Cristo, que me promete que, se eu permanecer fiel, ele definitivamente me colocará no reino dos céus. Vivemos deste paraíso na terra. Então aqui, meus queridos, esta grande verdade está acontecendo.

 Aqui, quando realizamos a liturgia, está toda a Igreja de Cristo. Tornamo-nos um com Cristo e nos tornamos um corpo com ele.

 Tipo, se você pegar um pano branco e colocar uma lente muito forte atrás dele, torna-se uma tela brilhante, então os raios de Cristo nos absorvem e nos fazem Cristo.

 Nós nos tornamos o templo de Cristo, nos tornamos membros de Cristo, nos tornamos Cristo e ele é a nossa cabeça. Cabeça, "Cristo é a cabeça da igreja", significa a cabeça, a fonte. Quando você estiver com sede, você irá até a torneira para matar a sede. Cristo é aquele que rega nossos corações sedentos. Nossos membros e nossa carne e ossos tornam-se membros e carne e ossos de Cristo. 

Vivemos a vida de Cristo e Cristo assume o controle de nossa própria vida. Como um é o pão que colocamos no pão santo, como um é o pão que colocamos na mesa sagrada, como um é Cristo, assim nós com Cristo e entre nós nos tornamos um, nos tornamos um Cristo.


 Então, o que acontece quando operamos? Temos uma recepção, um jantar. Chamamos de santos os santos de nossa Igreja, chamamos nosso pai adormecido, nosso avô, nosso bisavô, nossos entes queridos que partiram, chamamos de anjos. E o próprio Cristo vem e nos dá seu corpo e seu sangue. Isso significa "todos os santos que se referiram a si próprios e uns aos outros e durante toda a nossa vida, Cristo de Deus, estamos enganados". Depois de trazermos todos os santos aqui e nos confiarmos a eles, depois de ter implorado e feito deles ajudantes, agora nos entregamos a Cristo.

domingo, 9 de agosto de 2020

A metástase da Virgem Maria nos transporta para o céu Elder Emilianos Simonopetritis


 Cristo desceu ao Hades, ressuscitou e, durante sua ascensão, levou toda a natureza humana ao céu, para que ali o homem e Deus estivessem juntos para sempre. Ele nos assegurou o paraíso.

 O mesmo aconteceu com a Virgem Maria. Ela entrou na memória e então se moveu, levando consigo para o céu e seu corpo divinizado.

E agora ele fará o que Moisés diz: "A águia que promoveu a fuga de seus filhotes subiu." A águia não voa sozinha, ela também leva seus filhotes, para ensiná-los a voar alto.

... vai nos levantar também. Ele será transformado por nossos olhos, para que também nós possamos ser transformados dos céus terrestres, da decadência à incorrupção, da morte à vida eterna.

Quando o pensamento das paixões entrar em você, lembre-se de que você também tem virtudes Elder Emilianos Simonopetritis



 Ok, ... você tem paixões, mas também tem virtudes. Você tem infidelidade, você também tem fé.

Você tem imoralidade, você também tem elementos morais. Por que você não leva isso em consideração?

 Só tome cuidado, não seja preguiçoso, não tenha medo de assumir suas responsabilidades. Não se sente e diga, eu tenho essa paixão, eu tenho isso, eu sou um cristão? Eu não faço nada na minha vida. Isso leva a Acédia, seus nervos se quebram e não há nada que você possa fazer. Você logo desiste de sua luta e então se torna um traidor.

Portanto, quando o pensamento das paixões entrar em você, lembre-se de que você também tem virtudes. O maior criminoso, se examinar sua vida, descobrirá que Deus lhe deu muitas coisas boas. Portanto, não são apenas nossas paixões, nossos pecados, nossa infidelidade, nosso orgulho, Satanás que nos afoga, mas a traição de nossa vontade nos afoga, nos mata, a parada que fazemos.

O Espírito Santo como "Água para o Outro" enche o mundo. Elder Emilianos Simonopetritis

 



 A Igreja não poderia viver sem o Espírito Santo. E nós, seus membros, para termos o Espírito Santo, precisamos da invocação da Igreja, ou seja, devemos cooperar com a Igreja e a Igreja deve invocar o Espírito Santo.

É por isso que começamos as sequências com o "Rei do Céu" e sempre nos referimos à Santíssima Trindade.

O Espírito Santo age sem revelar Seu ser, Sua face. O começo, a fonte da divindade, é o Pai celestial. O Espírito Santo começa com a fonte da divindade, o Pai, e é enviado por meio do Filho. O Pai nos deu o Filho, e nosso Filho reconheceu o Pai no Novo Testamento e nos enviou o Espírito Santo.

... O Espírito Santo enche o mundo e o universo. Como a esponja, quando ela entra na água, ela se enche de água, então o Espírito Santo como "Água para o outro" enche o mundo.

... Podemos nós, como os profetas e santos, encontrar alguma maneira, algum método para lisonjear a Deus, para nos dar o Espírito e derramar em nossas entranhas? Vamos orar para conseguir isso e você verá como nossas vidas mudarão.

A perda de tempo e cuidado leva à erradicação da experiência de adoração. Elder Emilianos Simonopetritis

  https://proskynitis.blogspot.com/search? 


 O homem desde a infância lentamente cessa de crescer com Deus. Caso contrário, as crianças são educadas hoje. Eles não são ensinados em Deus. O homem não amadurece como personalidade divino-humana.

Mesmo esses cristãos costumam fazer um cristianismo de sua preferência. O homem vive o mundo e reconhece a Igreja. Ele reconhece a Igreja e vive o mundo. Ele tem uma vida comum e aprecia a vida da igreja. Aprecia a vida da igreja e vive uma vida comum. Este é o homem caído!


  É por isso que a Divina Liturgia, em grande parte, simplesmente embeleza a vida humana, mas não a preenche. Não é vida eclesiástica. A perda de tempo e cuidado leva à erradicação da experiência de adoração. Quem vai para as Vésperas ?

Quantos jantam?

 Quem conhece nossas sequências?

Quem ouve as regras da Igreja?

 A riqueza das sequências é deixada de lado, empurrada para um certo ângulo. Apenas a Divina Liturgia é considerada suficiente - na verdade, não toda a sua audiência - como um espetáculo sagrado semanal e audiência.

 Nossos crentes descansam com sua presença na Igreja, e alguns que acrescentam a Sagrada Comunhão pensam que eles são melhores do que aqueles que apenas frequentam. Mas assim a Liturgia não nos alimenta, não nos altera, não nos eleva às experiências divinas. Acreditamos na santidade e na superfície Divina, mas não queremos dizer a santidade como nossa embriaguez e atributo pessoal e diante da superfície divina não estamos disponíveis "de toda a alma e do coração", para nos tornarmos santos.

A Divina Liturgia é a janela para o Céu Espiritual. Elder Emilianos Simonopetritis


 Se você quisesse ver e contemplar um lugar maravilhoso atrás de uma montanha, o que faria? você subirá a um pico e de lá deixará seu olhar se espalhar por todo aquele lindo lugar que você desejou. Isso é o que faremos. Viemos ao templo, à igreja de Deus, ao mesmo lugar de onde muito bem podemos contemplar o céu, o espaço iluminado, embelezado e adornado pela luz inesgotável da divindade resplandecente.

 A igreja, meus queridos, em que estamos agora, cada igreja, é um modelo, um modelo, um tipo, uma imagem, um pedaço do céu. Quando estamos na igreja, realmente sentimos que estamos no céu.

 Por que existe uma cúpula tão grande? Para elevar nossos corações directamente ao céu.

 Por que existe esse belo portão que se abre quando está em operação? Para nos mostrar como os céus se abrem.

Por que está cheio de cruzes? Por que ele retrata Cristo trabalhando lá? Para mostrar que quando estamos aqui, somos transportados para o céu. Vivemos secretamente, mas também momentos verdadeiramente celestiais.

 É por isso que Gregório Palamas diz que a igreja "sobe do alto, angelical a outros seres e um espaço sobrenatural"; um angelical, um espaço sobrenatural é aquele em que estamos. O templo, ele nos diz, “eleva o homem ao céu, e ele é a representação desse Deus omnisciente”, a igreja nos leva e nos levanta e nos apresenta diante do próprio Deus. Nós sentimos isso? Quando vamos à igreja, existem sentidos em nossas almas que captam essa realidade?

Mas o que somos nós, humanos! Conhecemos todas as raças de cães e cavalos, conhecemos as espécies de plantas, as marcas dos carros, os rádios, mas muitas vezes não conhecemos aquelas que estão directamente relacionadas com a nossa vida. É por isso que quero que você preste atenção ao que estou lhe dizendo hoje.

Tudo ao nosso redor, as profundezas infinitas do oceano, as alturas dos céus, os milhares e miríades de estrelas, se pensarmos bem, entenderemos que realmente nada mais é do que a favela de nossa terra. Um dia - você viu como as casas antigas desmoronam quando querem construir prédios de apartamentos? - então tudo no universo desmoronará. Nada será deixado, apenas o céu espiritual, onde Cristo está, permanecerá. Portanto, vamos focalizar nosso olhar.

Estamos na igreja. É o local mais adequado para ver o céu. Mas qual é a janela? Como o abrimos? Mas é tão simples. A janela é a função divina que desempenhamos.

Mas porque vamos olhar para tantas coisas espirituais, vamos voltar nossas almas para o Espírito Santo e pedir a Ele para lançar Seu holofote nas trevas de nosso pensamento, para nos iluminar para sentir, acreditar, compreender, para tornar nossa propriedade tudo o que é feito, dito e ouvido durante a divina liturgia.

Você veio com tanto esforço e no frio, você se levanta. Você não deve desperdiçar seu esforço. É por isso que oremos ao Espírito de Deus e nenhum pensamento ficará incompreensível em você. Não devemos sair daqui, a menos que nossos corações adorem a Deus, a menos que sintamos que nossas almas foram lançadas ao céu e vimos tudo o que foi feito nele.

Αποτέλεσμα εικόνας για binecuvantata este imparatia a tatalui si fiului

Como começa a Divina Liturgia e por quê?

 Como começa a Divina Liturgia? “Bendito seja o reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém".

 Por que o padre começa assim? O que ele quer dizer?

 Cristo abre diante de nós um espectáculo magnífico. Na nossa frente ele apresenta uma visão celestial. Diante de nós, Cristo abre Seu reino. Quando você vai a uma loja e o comerciante abre o lugar do tecido para você e você vê, você pega, testa sua durabilidade, você vê sua beleza e diz que vou comprá-lo, é o que Cristo faz naquela hora. Na frente dos nossos olhos ele abre o seu reino, para vê-la, senti-la, satisfazê-la e dizer: eu a escolho para minha vida.


 A nossa alma sente isso? O padre entende isso naquele momento no altar. Seu coração bate forte, ele fica cego, como Paulo ficou cego no caminho para Damasco, quando ele viu Cristo. (Atos 9: 3-9). Seus olhos espirituais vêem a luz deslumbrante de Deus. É por isso que irrompe o êxtase cheio • “Bendito seja o reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Sua glória em seu reino, meu Cristo, preenche tudo.

 Já viste, quando a noiva se adorna para ser fotografada, como o seu grande véu cobre todo o quarto e o meio-fio do manto cobre o chão, para mostrar a sua glória e beleza?

  É exactamente assim que a Igreja de Cristo naquela época se espalha por todo o lugar diante de nossos olhos.

O que é este reino abençoado, glorificado, honrado e superior do que qualquer outro? É o reino dos céus, o reino de Deus, é o paraíso no qual Cristo nos colocou, é a nossa santa Igreja. Os reis são o Deus de três cabeças, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Servido

 

O Ancião Emilianos experimentou a Graça de Deus desde muito jovem

 Αποτέλεσμα εικόνας για αιμιλιανος σιμωνοπετριτης

O mais doce do monte

Efeito de imagem para simonopetrite emiliana

Ah, Élder Emilianos ... Seu sorriso, sua fisionomia angelical, a doçura de sua teologia prática.

O Ancião Emilianos experimentou a Graça de Deus desde muito jovem, ainda jovem, com menos de trinta anos, praticando no Santo Mosteiro de Dousikos de Agios Bissarion.


Uma noite, enquanto orava em Dousikou, ele entrou em dilemas em relação a certas decisões que tinha que tomar sobre seu futuro. Os Emilianos ficariam no mosteiro? Ele se tornaria um missionário? Ele enriqueceria seu conhecimento com estudos? Houve muitas outras dificuldades de pessoas e acontecimentos, que deram origem a uma infinidade de dilemas.


"Mas, meu Deus, eu quero ver o Seu rosto !!" estourou Emilianos. “Não quero mais nada !!”.

“Naquela época, quando ele gritava bem alto”, o Professor do Santo Mosteiro de Simon Petra, Archim. Eliseu, "sua cela continha uma luz."


Não era a luz de uma lâmpada, nem tinha relação com as luzes que conhecemos no mundo.

"E então ele entendeu", disse o Élder Eliseu sobre seu amado Ancião, "que este é Deus: a luz!" Foi o próprio Cristo quem visitou Emilianos.

"A luz é Deus" aponta o Ancião Elissaios Simonopetritis com propriedade. "Esta luz nós a chamaríamos: a luz que desperta o coração."

Foi assim que despertou o coração dos jovens Emilianos, aliviado de seus dilemas.

 "Acabou", disse para si mesmo, "vou ficar no monaquismo!"


Naquela mesma noite, quando Emilianos desceu para trabalhar, notou em volta da Mesa Sagrada que tudo estava leve! Ele colaborou naquela noite com o Papa Demetrius Gagastathis, com quem esteve intimamente associado nos anos seguintes e lhe prestou grande respeito.


Os dois, naquela noite, viram o próprio São Bessarion passando atrás da Mesa Sagrada na hora do Querubim.

"Você viu ele;" disse o padre Demetrios.

"Não fale agora ..." Emilianos respondeu num sussurro.

“Este foi o início de sua experiência secreta”, diz o Ancião Eliseu, de seu amado Ancião, “que então abriu o caminho para ele e o tornou completa e totalmente devotado ao monaquismo”.


O Élder Emilianos Simonopetritis sempre teve uma doçura em sua fala, como se estivesse falando como um príncipe. Steel, porém, o que entregou com rara austeridade e precisão, a lembrar um príncipe em guerra, que não cede aos detalhes de seu armamento, à preparação altamente diligente de seu exército.


Costas Panagopoulos, costasp247@gmail.com

Julho de 2017

https://proskynitis.blogspot.com/search?