Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

http://www.midbar.it/images/home_1_00.jpg  
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

Arquivo do blogue

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Elder Porphyrios on the Jesus Prayer: don’t put yourself under pressure

 

REJOICE in the Lord always: and again I say, Rejoice.
Let your moderation be known unto all men. The Lord is at hand.
Be careful for nothing; but in every thing by prayer and supplication with thanksgiving let your requests be made known unto God.
And the peace of God, which passeth all understanding, shall keep your hearts and minds through Christ Jesus.
Philippians 4:4-7
**
LET not the prayer (Lord Jesus Christ have mercy on me) become tedious work.
Pressure may bring about a reaction internally, may do harm. Many people have gotten sick through the prayer because they pressed themselves.
Certainly, you can do it, when it becomes tedious work, but it’s not healthy.
Elder Porphyrios (Bairaktaris) the Kapsokalyvite (1906-1991)
Elder Porphyrios (Bairaktaris) the Kapsokalyvite (1906-1991). “What’s important in prayer is not the duration but the intensity. Pray even just for five minutes, but given to God with love and yearning”.
It’s not necessary to particularly focus to say the prayer. You don’t need to put effort into it when you have divine love.
Wherever you are, on a stool, on a chair, in a car, anywhere, in the street, at school, in the office, at work you can say the prayer, “Lord Jesus Christ have mercy on me”, softly, without pressure, without strain.
What’s important in prayer is not the duration but the intensity. Pray even just for five minutes, but given to God with love and yearning.
Someone may pray all night, yet this 5 minutes of prayer be superior.
It’s a mystery, but that’s the way it is.
Elder Porphyrios the Kapsokalyvite. From the website of the Pantokrator Monastery in Thessaloniki.

http://gabrielsmessage.wordpress.com/2011/09/20/elder-porphyrios-on-the-jesus-prayer-dont-put-yourself-under-pressure/