Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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domingo, 20 de março de 2011

Etudes sur la culture et spiritualité des chrétiens d'Egypte

SPIRITUALITE
Quelle est la différence entre le repentir chrétien et la prise de conscience ?
La prière humble et secrète
Lettres de Barsanuphe et de Jean à des laïcs - extraits
Montre-moi ton Dieu Saint Théophile d'Antioche
La prière du Seigneur Saint Cyprien, évêque de Carthage
Les victoires de la croix
Prières de Saint Grégoire de Narek
Le coeur de l'homme, centre de l'intelligence spirituelle
Le Christ est venu répandre la Vie Spirituelle S.S. Chenouda III
Petite anthologie de la spiritualité orientale orthodoxe
Il m'invoquera et je l'exaucerai par Rachel Goettmann
La Vie de la vie par Alphonse Goettmann
Par où commence la lutte contre le péché Saint Isaac le Syrien
Les Elégies spirituelles ou Livre des Prières de Saint Grégoire de Narek
Sentences Saint Isaac le Syrien
Garde-nous de succomber à la tentation par Rachel Goettmann
Qu'est-ce que l'homme? entretien avec S.S. Amba Shenouda III
Jeûner pour expérimenter le Christ par Père Alphonse Joseph Goettmann
Remets-nous nos dettes comme nous remettons à nos débiteurs
par Rachel Goettmann
Pistes pour méditer par Père Alphonse Joseph Goettmann
Le Malin: réalité ou fiction ? par Rachel Goettmann
L'expérience de Dieu dans la musique par Père Alphonse Goettmann
La voie du silence par Père Alphonse Goettmann
Textes de Père Matta el Maskin
La véritable indignité
L'expérience de Dieu dans la vie du moine
Quelques indications pour éclairer la voie de l'effort et de la contrainte volontaire
La prière, accès auprès du Père
Le sens profond du jeûne
Gethsémani et le problème de la souffrance
La passion de Jésus Christ dans notre vie
L'action spirituelle
Conseils pour la prière
Un seul Christ et une seule Eglise universelle
http://eocf.free.fr/docspi2.htm