Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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terça-feira, 26 de março de 2013

CONSEILS POUR LA PRIERE par Matta el Maskine

CONSEILS POUR LA PRIERE
par

LE PERE MATTA EL MASKINE
père spirituel du Monastère de Saint Macaire
Monastère de Saint-Macaire au désert de SCETE
Wadi el Natroun
Traduction française publiée dans la revue Irénikon, 1986, pp 451-481

tout le texte
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I. LE CHRIST NOUS ATTEND
Dans la prière, le Christ nous rencontre et nous révèle sa volonté
II. EN LA PRESENCE DE DIEU
La prière est un don précieux
Dépasser les sensations par la foi
Prétextes pour échapper à la prière
L'ascèse du corps et l'ardeur de l'esprit
La prière et le temps
Le Christ participe à notre prière
L'Esprit Saint crie en notre coeur
Comment invoquer l'Esprit Saint ?
La prière, invitation divine au retour de la créature exilée
Nos soucis: comment les présenter dans la prière ?
III. TRANSFORMES EN CETTE MÊME IMAGE
La prière fréquente transforme l'homme au plus profond de son être
La prière de communion, d'union au Seigneur
La prière est plus puissante que le péché
La prière, échange d'amour avec Dieu
La prière, acte d'obéissance
La prière, école d'obéissance
La prière, capacité d'abandon à la volonté divine
Le sacrifice, plénitude de l'obéissance
IV. LA PRIÈRE POUR LES AUTRES
La prière, source de puissance pour les autres
Dieu emploie nos prières pour le salut des autres
Notre communion au Christ et notre communion aux souffrances des hommes
La recherche de soi dans la prière souille la prière
S'oublier soi-même dans la prière, c'est devenir ambassadeur du Christ
Nous avons grand besoin qu'on prie pour nous
La prière pour les autres est une grave responsabilité
V. L'ADORATION PURE DES ÊTRES SPIRITUELS
La prière de louange, d'adoration et de contemplation du visage glorieux du Christ
 

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