Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.
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quarta-feira, 20 de março de 2013
ARTIGOS SOBRE A ORAÇÃO DE JESUS
“La tradizione esicasta. Alcuni elementi di una morfologia della praktiké ascetica” di Marco Toti
“L’inconscio spirituale. Malattie psichiche e malattie spirituali” di Jean-Claude Larchet
“L’isola” (Ostrov) di Pavel Lunguine – (Video)
Yoga cristiano – Intervista a padre Antonio Gentili (Video)
“Meditazione e preghiera” di padre Antonio Gentili (Video)
“L’esychia ovvero la tranquillità interiore ed esteriore” dell’archimandrita Kallistos
“Teologia del corpo” – intervista a Jean-Claude Larchet (Prima parte)
“La Preghiera di Gesù e la Preghiera del Cuore” di Leonardo Pinnelli
“Il mio incontro con Cristo” di Anthony Bloom
Il metodo della preghiera esicasta
“Il metodo psico-fisico degli esicasti” di Tomas Spidlik
“Iniziare a pregare” di Teofane il Recluso
“I gradi della preghiera nella spiritualità ortodossa” di Matta El Meskin
“L’esicasmo, yoga cristiano” di Anthony Bloom
La Croce come Axis Mundi
“Il corpo nella spiritualità ortodossa” di Jean-Claude Larchet
“Il corpo di luce nell’esicasmo” di Lanfranco Rossi
“I centri sottili nella tradizione cristiana” di padre Giovanni Vannucci
Cenni di storia dell’Ortodossia dell’Archimandrita Placide Deseille
“Il cabbalismo estatico. Le tecniche di Abulafia” di Alfonso M. Di Nola
“Racconti di un pellegrino russo” di Tomas Spidlik
“La preghiera di Gesù: mistero della spiritualità ortodossa” di Élisabeth Behr-Sigel
“Il metodo di preghiera del pellegrino russo” di Tomas Spidilik
Il cardinale Tomas Spidlik (17/12/1919 – 16/04/2010)
“I frutti della preghiera del cuore” di Teofane il Recluso
Il metodo di orazione esicastica secondo l’insegnamento di padre Serafino
“Il calore del cuore e la preghiera di Gesù” di Teofane il Recluso
“La preghiera di Gesù secondo Teofane il Recluso” di Tomas Spidlik
“Il mistero dell’Aldilà nella tradizione orientale” di Pavel Evdokimov
Colloquio con Motovilov – Serafim di Sarov
“La preghiera di Gesù” di Benvenuto De Matteis
“La preghiera di Gesù nella spiritualità esicasta” di Placide Desoille
“Hesychia, esicasmo e preghiera pura” a cura di B. De Matteis
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