Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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quarta-feira, 20 de março de 2013

ARTIGOS SOBRE A ORAÇÃO DE JESUS

“La tradizione esicasta. Alcuni elementi di una morfologia della praktiké ascetica” di Marco Toti
  • “L’inconscio spirituale. Malattie psichiche e malattie spirituali” di Jean-Claude Larchet
  • “L’isola” (Ostrov) di Pavel Lunguine – (Video)
  • Yoga cristiano – Intervista a padre Antonio Gentili (Video)
  • “Meditazione e preghiera” di padre Antonio Gentili (Video)
  • “L’esychia ovvero la tranquillità interiore ed esteriore” dell’archimandrita Kallistos
  • “Teologia del corpo” – intervista a Jean-Claude Larchet (Prima parte)
  • “La Preghiera di Gesù e la Preghiera del Cuore” di Leonardo Pinnelli
  • “Il mio incontro con Cristo” di Anthony Bloom
  • Il metodo della preghiera esicasta
  • “Il metodo psico-fisico degli esicasti” di Tomas Spidlik
  • “Iniziare a pregare” di Teofane il Recluso
  • “I gradi della preghiera nella spiritualità ortodossa” di Matta El Meskin
  • “L’esicasmo, yoga cristiano” di Anthony Bloom
  • La Croce come Axis Mundi
  • “Il corpo nella spiritualità ortodossa” di Jean-Claude Larchet
  • “Il corpo di luce nell’esicasmo” di Lanfranco Rossi
  • “I centri sottili nella tradizione cristiana” di padre Giovanni Vannucci
  • Cenni di storia dell’Ortodossia dell’Archimandrita Placide Deseille
  • “Il cabbalismo estatico. Le tecniche di Abulafia” di Alfonso M. Di Nola
  • “Racconti di un pellegrino russo” di Tomas Spidlik
  • “La preghiera di Gesù: mistero della spiritualità ortodossa” di Élisabeth Behr-Sigel
  • “Il metodo di preghiera del pellegrino russo” di Tomas Spidilik
  • Il cardinale Tomas Spidlik (17/12/1919 – 16/04/2010)
  • “I frutti della preghiera del cuore” di Teofane il Recluso
  • Il metodo di orazione esicastica secondo l’insegnamento di padre Serafino
  • “Il calore del cuore e la preghiera di Gesù” di Teofane il Recluso
  • “La preghiera di Gesù secondo Teofane il Recluso” di Tomas Spidlik
  • “Il mistero dell’Aldilà nella tradizione orientale” di Pavel Evdokimov
  • Colloquio con Motovilov – Serafim di Sarov
  • “La preghiera di Gesù” di Benvenuto De Matteis
  • “La preghiera di Gesù nella spiritualità esicasta” di Placide Desoille
  • “Hesychia, esicasmo e preghiera pura” a cura di B. De Matteis
  • FONTE