Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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domingo, 13 de fevereiro de 2011

Autores na Philokalia original . Outros Padres (constantes de outras edições da Philokalia em russo e eslavo). Herdeiros da Philokalia


PHILOKALIA - APRESENTAÇÃO EM INGLÊS(external link)
LISTA DE PADRES DO DESERTO (EM PORTUGUÊS)(external link)
Compilada inicialmente por Macario de Corinto e Nicodemo da Montanha Sagrada, e publicada em Veneza, 1792. Não confundir com a obra também intitulada Philokalia, porém organizada por Basílio e Gregório de Nissa, contendo excertos de Orígenes.
A presente lista foi organizada a partir da compilação de Kadloubovsky & Palmer - EARLY WRITINGS FROM THE PHILOKALIA

Autores na Philokalia original

Relação dada por Kadloubovsky atualizada com a relação dada na versão francesa da Philokalia
Santo Antão
Isaías o Solitário
Evágrio
João Cassiano
Marcos o Asceta
Hesíquio de Batos
Nilo do Sinai
Diadoco de Photiki
João de Karpathos
Teodoro o Grande Asceta
Máximo o Confessor
Abade Thalassius
João Damasceno
Abade Filemão
Teognostos
Filoteu do Sinai
Elias Ekdikos
Teofano o Monge
João Clímaco
Pedro Damasceno
Simeão Metafrastes
Nicetas Stethatos
Teoleptos da Filadelfia
Niceforo o Solitario
Gregorio do Sinai
Gregório Palamas
Callisto Xanthopoulos
Callisto Patriarca
Callisto Telikoudes
Seleção dos Santos Padres sobre Prece e Atenção
Callistus Cataphygiotes
Simeão da Tessalonica
Interpretação dos termos Senhor Tende Piedade
Maximo Capsocalyvite
Macario de Corinto
Nicodemos Hagiriota

Outros Padres (constantes de outras edições da Philokalia em russo e eslavo)

Barsanufio e João de Gaza
Isaac o Sírio
Pseudo Simeão
Doroteo de Gaza
Macariana

Herdeiros da Philokalia

Lista reduzida, organizada a partir de outras coletâneas
Dimitri de Rostov
Tikhon Zadonsky
Nazairo de Valaam
Agapit de Valaam
Serafim de Sarov
Serafim Rose
Staretz Zozimo
Staretz George o Recluso
Arquimandrita Macario
Hieromonge Partena de Kiev
Teofano o Recluso
Silouane do Monte Atos
archange michel