“A Prática da Presença de
Deus”. Neste livro, Irmão Lourenço diz, simples e maravilhosamente, a forma de
caminhar continuamente com Deus, com uma atitude que não nasce da cabeça, mas a
partir do coração. Irmão Lourenço legou-nos um modo de vida que está disponível para
todos os que buscam conhecer a paz e a presença de Deus, de modo que qualquer
pessoa, independentemente da idade ou das circunstâncias que atravessem, possam
praticarem em qualquer lugar e a qualquer momento. Uma das coisas agradáveis com
relação à prática da Presença de Deus, é que este é um método completo. Em quatro
conversas e quinze cartas, muitas das quais foram escritas para uma freira amiga do
Irmão Lourenço, encontramos uma maneira direta de viver na presença de Deus, que
hoje, trezentos anos depois, continua sendo prática.
I Conversação
Vi o Irmão Lourenço pela primeira vez em 3 de agosto de 1666. Ele me disse que Deus
tinha-lhe feito um favor singular quando se converteu na idade de dezoito anos. Durante
o inverno, vendo uma árvore despojada de sua folhagem, e considerando que em breve
voltariam a brotar as suas folhas e depois apareceriam às flores e os frutos, Irmão
Lourenço recebeu uma visão da Providência e do Poder de Deus que nunca se apagou
de sua alma. Esta visão o liberou totalmente do mundo, e incendiou nele um grande
amor por Deus. Tão grande era esse amor que ele não podia dizer que tinha aumentado
nos quarenta anos que se passaram. Irmão Lourenço disse que ele tinha servido a M.
Fieubert, o tesoureiro, porém com tanta torpeza que quebrava tudo. Desejava ser
recebido em um mosteiro pensando que ali poderia mudar a sua torpeza e as faltas que
havia cometido por uma vida mais desperta. Ali ofereceria a vida e seus prazeres como
um sacrifício a Deus, porém Deus o havia decepcionado, pois a única coisa que tinha
encontrado naquele estado era a satisfação. Devemos reafirmar a nossa vida na
realidade da Presença de Deus, conversando continuamente com Ele. Seria vergonhoso
deixar de falar com Ele para falar e pensar em insignificâncias e em bobagens. Devemos
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alimentar e nutrir as nossas almas, enchendo-as com pensamentos enaltecidos sobre
Deus, e isso nos enchera de grande alegria por estarmos dedicados a Ele. Devemos
acrescentar e dar vida à nossa fé. É lamentável que tenhamos tão pouca fé. Em vez de
permitir que a fé governe sua conduta, os homens se entretêm com devoções triviais,
que vão mudando diariamente. Irmão Lourenço disse que o caminho da fé é o espírito
da Igreja, e isso é suficiente para levar a um elevado grau de perfeição. E que devemos
nos entregar a Deus tanto nas coisas temporais como nas espirituais, e procurar a nossa
satisfação apenas no cumprimento de sua vontade, quer seja que Ele nos conduza
através do sofrimento ou através da consolação. Tudo deveria ser igual para uma alma
verdadeiramente entregue a Ele. Disse que precisamos de fidelidade nos momentos de
aridez espiritual, insensibilidade e tédio, coisas por meio das quais Deus testa o nosso
amor por Ele; esses momentos são propícios para que façamos bons e eficazes atos de
entrega, atos que devem ser repetidos com freqüência para facilitar o nosso progresso
espiritual. Dizia ainda que embora ouvisse diariamente sobre as misérias e os pecados
que estão no mundo, estava longe de se surpreender, pelo contrário, ficava surpreso que
não houvesse mais maldade, considerando-se os males que eram capazes os pecadores.
Ele, entretanto, orava por eles. Mas sabendo que Deus poderia remediar os estragos que
fizeram quando Lhe aprouvesse, ele não se deixava vencer por preocupações como
estas. Irmão Lourenço dizia que para chegar à entrega que Deus requer, temos de vigiar
atentamente todas as paixões que se misturam tanto com as coisas espirituais como com
aquelas de natureza mais bruta. Se desejamos verdadeiramente servir a Deus, Ele nos
dará luz com relação a essas paixões. No final dessa primeira conversa, Irmão Lourenço
me disse que se o objetivo da minha visita fosse discutir sinceramente sobre uma forma
de servir a Deus, que poderia ir vê-lo quantas vezes quisesse, sem medo de ser
inoportuno. Porém se não era esse o caso, então não deveria visitá-lo mais.
II Conversação
Irmão Lourenço me disse que ele sempre era regulado pelo amor, sem atitudes egoístas.
E desde que decidiu fazer pelo amor de Deus o fim de todas as suas ações, tinha
encontrado motivos para estar muito satisfeito com seu método. Também estava
satisfeito quando podia levantar uma folha seca do solo por amor a Deus, procurando
apenas a Ele, e nada mais que Ele, nem sequer buscar os seus favores. Durante muito
tempo esteve mentalmente angustiado por acreditar que seria condenado. Nem todos os
homens do mundo poderiam tê-lo persuadido do contrário. Finalmente raciocinou
consigo mesmo desta maneira: não estou envolvido na vida religiosa exceto por amor a
Deus, e tenho me esforçado para fazer para Ele tudo que faço. Qualquer que seja a
minha situação, quer esteja perdido ou salvo, continuarei sempre a trabalhar
exclusivamente por amor a Deus. Pelo menos vou ter este direito, que até a morte terei
feito todo o possível para amá-Lo. Durante quatro anos tinha ficado com esta angústia
mental; e durante este tempo tinha sofrido muito. No entanto, desde aquele tempo havia
vivido em uma liberdade perfeita e contínua alegria. Colocou seus pecados diante de
Deus, tal como eram, para dizer que não merecia seus favores, mas sabia que Deus iria
continuar outorgando seus favores abundantemente. Irmão Lourenço disse que, a fim de
formar o hábito de conversar com Deus continuamente e de lhe mencionar tudo o que
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fazemos, a princípio temos de dedicar-nos a Ele com algum esforço: mas depois de um
pequeno período, deveríamos encontrar que o seu amor nos move a fazê-lo
internamente, sem qualquer dificuldade. Ele esperava que, depois dos dias agradáveis
que Deus concedeu-lhe, teria um tempo de dor e sofrimento. Embora ele não estivesse
preocupado com isso, sabendo muito bem que ele não podia fazer nada por si mesmo,
Deus não deixaria de dar-lhe forças para enfrentar. Quando surgia a oportunidade de
praticar uma obra bondosa, se dirigida a Deus, dizendo: "Senhor, eu não posso fazer
isso a menos que me capacites." E então recebia forças mais do que suficientes.
Quando
havia falhado no seu dever, apenas confessava sua falta, dizendo para Deus: "Eu nunca
poderia fazer diferente se me deixares entregue as minhas próprias forças. É você quem
deve impedir a minha queda, e corrigir o que está errado." Após a confissão, já não
sentia qualquer preocupação com o que foi feito. Irmão Lourenço dizia que com relação
a Deus, temos de agir com a maior simplicidade, falando com Ele franca e claramente, e
implorando sua ajuda em todos os nossos assuntos. Deus nunca havia falhado em
conceder-lhe seu auxílio, e Irmão Lourenço o tinha experimentado com freqüência. Ele
disse que tinha sido enviado recentemente para Borgonha, para comprar a provisão de
vinho para a comunidade. Esta tarefa lhe resultava muito pouco grata, porque ele não
tinha qualquer inclinação para o negócio, e porque era coxo e não poderia lidar com o
seu trabalho no barco, a não ser rodando sobre os barris. No entanto se entregou a essa
tarefa e à compra do vinho, sem qualquer descontentamento. Ele disse que Deus se
ocupou desse negócio, e o fez muito bem. Ele mencionou que no ano anterior tinha sido
enviado para Auvergne com a mesma missão, e embora não pudesse dizer como, tudo
tinha resultado muito bem. Da mesma forma cumpria com seu trabalho na cozinha (a
qual por natureza tinha uma grande aversão), onde tinha se acostumado a fazer tudo por
amor a Deus. Durante os quinze anos que havia trabalhado na cozinha, tudo tinha sido
fácil, porque o fez com a oração e movido pela graça de Deus. Estava muito satisfeito
com a posição que ocupavam agora, mas que estava pronto para voltar a anterior,
devido à sempre estar agradando a Deus em qualquer condição, fazendo as coisas
pequenas por amor a Ele. Para o Irmão Lourenço os momentos de oração, não eram
diferentes dos que haviam sido no passado. Retirava-se para orar, de acordo com as
diretrizes do seu superior, mas não queria esse tipo de retiro nem os solicitava, porque
nem o maior trabalho lhe distraía da presença de Deus. Porque conhecia sua obrigação
de amar Deus em todas as coisas; como ele havia se esforçado para fazê-lo assim, não
necessitava que um diretor espiritual lhe desse uma ordem, mas sim, que necessitava de
um confessor para lhe absolver dos pecados. Ele disse que era muito sensível com suas
faltas, elas não o desanimavam. As confessava a Deus, sem dar nenhuma desculpa.
Quando o fazia, com toda a paz, restabelecia a sua habitual prática de amor e de
adoração. Irmão Lourenço não consultava ninguém sobre suas inquietudes mentais. Pela
luz que lhe dava a fé, ele sabia que Deus estava presente, então lutava consigo mesmo
tratando de dirigir todas as suas ações para Ele. Tudo o fazia movido pelo desejo de
agradar a Deus, aceitando os resultados que se produziam. Ele disse que os pensamentos
inúteis arruínam tudo, que as dores começam aí. Assim que percebemos a sua
impertinência devemos rejeitá-los e voltar à nossa comunhão com Deus. No começo,
freqüentemente havia gasto o seu tempo de oração rejeitando pensamentos erráticos e
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voltando a cair neles. Nunca tinha regulado sua devoção por certos métodos como o
fazem alguns. No entanto, inicialmente, tinha praticado meditação durante um tempo,
mas depois havia deixado de lado de uma maneira quase inexplicável. Irmão Lourenço
enfatizava que todas as mortificações corporais e outros exercícios eram inúteis, a
menos que servissem para unir-se com Deus através do amor. Havia considerado bem
isto. Constatou que o caminho mais curto para ir diretamente a Deus era exercitando o
amor continuamente através de um exercício contínuo de amor, e fazendo todas as
coisas por amor a Ele. Ele notou que havia uma grande diferença entre os atos do
intelecto e os da vontade. Os atos do intelecto eram comparativamente de pouco valor.
Os atos da vontade eram todos importantes. Nosso único dever é o de amar Deus e
deleitar-nos n’Ele. Nenhum tipo de mortificação pode excluir um único pecado, se
invalida o amor de Deus. Em vez disso, e sem nenhuma ansiedade, devemos esperar o
perdão de nossos pecados que provem do sangue de Jesus Cristo, apenas esforçando-se
para amá-lo com todo o nosso coração. Ele observou que Deus parecia ter concedido os
maiores favores aos maiores pecadores, como se fossem monumentos comemorativos
de sua misericórdia. Irmão Lourenço disse que as maiores dores ou prazeres deste
mundo não podiam ser comparados com aqueles que ele havia experimentado nesse
estado espiritual. Como resultado de tudo isto, só desejava uma coisa: não ofender a
Deus. Ele disse que não carregava nenhuma culpa. Quando falho nos meus deveres,
reconheço rapidamente, dizendo: "Estou habituado a fazê-lo assim. Nunca poderei
mudar por mim mesmo. E se não falho, então dou graças a Deus, reconhecendo que isto
vem de Deus”.
III Conversação
Irmão Lourenço disse-me que a base de sua vida espiritual tinha sido a aquisição pela fé
de um alto conceito e valorização de Deus; e depois de terem sido adquiridos, já não
tinha nenhum outro cuidado a não ser o de rechaçar fielmente todos os outros
pensamentos, para poder assim fazer tudo por amor a Deus. Que quando não tinha
nenhum pensamento sobre Deus por um tempo, não se perturbava, porque depois de ter
reconhecido este fato lamentável diante de Deus, retornava a Ele com muito mais
confiança. Ele disse que a confiança que depositamos em Deus honra ao Senhor
enormemente, e faz descer sobre nós grandes graças. Que era impossível não somente
enganar a Deus, mas também era impossível para uma alma sofrer durante muito tempo,
se é que estava perfeitamente entregue a Ele e determinada a suportar qualquer coisa por
amor a Ele. Desta forma o Irmão Lourenço havia experimentado freqüentemente o
imediato socorro da Graça Divina. E devido a sua experiência com a graça de Deus,
quando tinha um trabalho para fazer, não pensava nele com antecedência, mas só
quando chegava a hora de fazer, e encontrava como refletido em Deus (como em um
espelho, evidentemente) tudo o que era adequado fazer. Quando os trabalhos externos
lhe distraiam um pouco de seus pensamentos sobre Deus, uma lembrança fresca
proveniente de Deus lhe enchia a alma, e assim era tão inflamado e transportado que lhe
resultava difícil conter-se. Ele disse que estava mais unido a Deus em seu trabalho
externo, que quando o deixava de lado para retirar-se a fazer as suas devoções. Sabia
que no futuro teria uma grande dor física ou mental, e que o pior que podia acontecer
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era perder esse sentimento de Deus, que tinha desfrutado durante tanto tempo, mas que
a bondade de Deus assegurava-lhe que não lhe abandonaria totalmente, e que lhe daria
força para suportar qualquer mal que lhe suceder com a permissão de Deus. Portanto,
não tinha nenhum medo. Não tinha tido a ocasião de consultar nada sobre seu estado.
Que quando ele tentou fazê-lo, sempre tinha saído mais perplexo; e que como estava
ciente de sua disposição de dedicar sua vida a Deus por amor a Ele, não tinha nenhum
medo do perigo. Que a entrega perfeita a Deus era um caminho seguro ao céu, um
caminho no qual temos sempre suficiente luz para saber nos conduzir. Que o principal
da vida espiritual, é ser fiel no cumprimento de nossos deveres e negarmos a nós
mesmos; e quando o fazemos desfrutamos de prazeres inefáveis: que nas dificuldades
somente necessitamos recorrer a Jesus Cristo, e suplicar por sua graça, com a qual tudo
chega a ser fácil. Muitos não crescem como cristãos, porque se agarram às penitências e
exercícios particulares, mas negligenciam o amor de Deus, que é a meta de tudo. Que
isto se manifesta claramente por suas obras, e é a razão por que se vêem tão poucas
virtudes sólidas. Que não precisava nem arte ou ciência para ir a Deus, mas apenas um
coração resolutamente determinado a não dedicar-se a outra coisa a não ser Deus, do
amor a Deus e de amar somente a Ele.
IV Conversação
Irmão Lourenço conversou comigo com muita freqüência, e com grande abertura de
coração, com respeito à maneira de ir a Deus, o que aliás, já mencionamos alguma
coisa. Me disse que tudo consiste de uma renúncia de coração a todas as coisas que nos
impedem de chegar a Deus. Podemos nos acostumar a conversarmos continuamente
com Ele com liberdade e simplicidade.
Para nos dirigirmos a Ele a cada momento, só
necessitamos reconhecer que Deus está intimamente presente conosco, e que podemos
pedir sua ajuda para conhecer a sua vontade em coisas duvidosas, e fazer corretamente
aquelas coisas que nós compreendemos claramente que Ele exige de nós. Na nossa
conversa com Deus, devemos também louvá-lo, adorá-Lo e amá-Lo pela sua infinita
bondade e perfeição. Sem desanimarmos pela soma dos nossos pecados, devemos orar
pedindo sua graça com uma perfeita confiança, acreditando nos méritos infinitos do
nosso Senhor, porque Deus nunca deixa de oferecer continuamente sua graça. Irmão
Lourenço viu isso muito claramente. Deus jamais deixou de oferecer sua graça, exceto
quando os pensamentos do Irmão Lourenço começavam a divagar e perdiam seu sentido
da presença de Deus, ou quando se esquecia de pedir Sua ajuda. Quando não temos
outro propósito na vida exceto o de agradar-Lhe, Deus sempre nos dá luz em nossas
dúvidas. A nossa santificação não depende de uma mudança de atividades, mas de fazer
para a glória de Deus tudo o que comumente fazemos a nós mesmos. Pensava que era
lamentável ver como muita gente confunde os meios com o fim, dedicando-se a fazer
certas coisas muito imperfeitamente por causa de suas considerações humanas ou
egoístas.
O método mais excelente que havia encontrado para ir a Deus, era fazer as
coisas mais comuns sem tratar de agradar aos homens, mas unicamente por amor a
Deus. Irmão Lourenço sentia que era uma grande ilusão pensar que o tempo dedicado à
oração era diferente de outros momentos do dia. Estamos estritamente obrigados a
unirmos a Deus através da ação no momento da ação, e por meio da oração na hora da
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oração. Sua própria oração nada mais era que um sentimento da presença de Deus,
quando sua alma não era sensível a nada, exceto ao Amor Divino. E quando terminava
seus momentos dedicados à oração, não encontrava qualquer diferença, porque
permanecia com Deus, louvando e bendizendo com toda a sua capacidade. Assim
passava sua vida em uma alegria contínua, mas esperava que Deus permitir-lhe-ia
algum sofrimento quando estivesse mais forte. Irmão Lourenço dizia que, de uma vez
por todas, deveríamos colocar toda nossa confiança em Deus e nos entregar totalmente a
Ele, seguros de que não nos decepcionará. Não devemos nos cansar de fazer as coisas
pequenas por amor a Deus, porque Ele não leva em conta o tamanho da obra, mas o
amor com que a realizamos. Que não devemos nos surpreender se no princípio,
falharmos freqüentemente em nossos intentos, mas que ao final adquiriremos um hábito
que naturalmente nos fará agir sem que nos preocupemos com ele, para nosso maior
deleite. A base da religião era a fé, a esperança e a caridade, e se as praticarmos
chegaremos a estar unidos à vontade de Deus. Todo o resto é de menor importância, e
deve ser utilizado como um meio para chegar a nosso objetivo, e então todo o resto deve
ser absorvido pela fé e o amor. E todas as coisas são possíveis para o que crer, são
menos difíceis para o que espera, e são mais fáceis para o que ama, e ainda mais fáceis
para o que persevera na prática destas virtudes. O fim de que devemos perseguir é:
tornar-se nesta vida, os adoradores de Deus mais perfeitos que possamos ser, os
adoradores que esperamos ser por toda eternidade. Dizia que quando chegarmos a esse
nível espiritual deveríamos considerar e examinar a fundo o que somos. E então nos
encontraríamos dignos de todo o desprezo, e não merecedores do nome de cristãos,
sujeitos a toda sorte de misérias e de inúmeros acidentes que nos preocupam e causam
vicissitudes perpétuas em nossa saúde, nossos humores, nossas disposições internas e
externas. Somos pessoas que Deus poderia humilhar através de muitas dores e
trabalhos, interiores e exteriores. Após isto, não deveríamos surpreender-nos que os
homens nos tentem, se oponham a nós e nos contradigam. Pelo contrário, devemos nos
submeter a essas provas, e suportá-las tanto como Deus queira, porque são coisas
altamente vantajosas para nós. A maior perfeição a que pode aspirar uma alma, é a total
dependência da Misericórdia Divina. Sendo questionado por alguém de sua própria
comunidade (para quem estava obrigado a abrir-se), sobre o meio pelo qual ele tinha
obtido esse sentimento da presença de Deus, disse-lhe que, uma vez que ele tinha
chegado ao mosteiro havia considerado a Deus como o fim de todos os seus
pensamentos e desejos, como a meta a qual todos devem aspirar, e na qual todos devem
terminar. Ele lembrou que no início de seu noviciado passava as horas indicadas para
oração privada pensando em Deus, tratando de convencer a sua mente e de impressionar
profundamente o seu coração da existência de Deus, e o fazia melhor por meio dos
sentimentos de devoção e por submissão a luz que lhe dava a fé, que por estudados
raciocínios e elaborada meditação. Por este método simples e seguro, se exercitou no
conhecimento e no amor de Deus, resolvendo utilizar seus maiores esforços para viver
em um contínuo sentimento de sua presença, e, se possível, não esquecer jamais a Deus.
Então, depois de encher a sua mente com o sentimento daquele Ser Infinito, ia trabalhar
na cozinha (porque ele era o cozinheiro da comunidade). Lá, em primeiro lugar
considerava cada uma das coisas que precisava de sua participação, e quando e como
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devia ser feita a cada coisa, e antes de iniciar sua ação dizia a Deus, com a confiança de
um filho a seu Pai: "Oh, meu Deus, porque você está comigo, e porque agora devo, em
obediência às suas ordens, aplicar minha mente a essas coisas externas, eu suplico-lhe
conceder-me a graça de continuar em sua presença, e encaminhar-me para este fim com
a sua ajuda. Aceita todos os meus trabalhos, e possui todos os meus afetos. Enquanto
trabalhava continuava sua conversação familiar com seu Criador, implorando sua graça,
e oferecendo a Ele todos os seus atos. Quando terminava, examinava a si mesmo para
ver como tinha cumprido o seu dever. Se viu que tinha feito bem, dava graças a Deus.
Se não tivesse feito bem, Lhe pedia perdão, e sem desanimar-se, de novo colocava a
mente em ordem. Então continuava seu exercício da presença de Deus, como se nunca
tivesse se afastado Dele. "Desta forma", disse ele, "me levantava depois de minhas
faltas, e mediante renovados e freqüentes atos de fé e amor, tenho chegado a um estado
no qual é difícil não pensar em Deus, o que no princípio era difícil me acostumar com
isso. "Porque o Irmão Lourenço tinha encontrado uma vantagem tal em andar na
presença de Deus, era natural que a recomendasse a outras pessoas encarecidamente.
Porém o que é mais surpreendente, seu exemplo era um incentivo mais forte do que
qualquer argumento que poderia ser proposto. No seu semblante se via com tal devoção
doce e calma, que não poderia não afetar aqueles que contemplavam. E não se poderia
deixar de ver que, nos momentos de maior aflição no trabalho na cozinha, ele
continuava mantendo suas idéias e inclinações celestiais. Nunca estava aflito ou ocioso,
mas fazia cada coisa no seu devido tempo, com uma calma e tranqüilidade de espírito
que não se interrompiam nunca. Dizia: "Para mim, o tempo de trabalho não é diferente
do momento de oração, e no meio do barulho e alvoroço da minha cozinha, com várias
pessoas pedindo coisas diferentes ao mesmo tempo, tenho uma grande tranqüilidade em
Deus, como se estivesse sobre meus joelhos na Santa Ceia".
I Carta
Devido ao fato que desejas tão ardentemente que te comunique o método pelo qual
tenho experimentado esta habitual sensação da presença de Deus, que o Senhor em sua
misericórdia tem se agradado em conceder-me, devo lhe dizer que você me convenceu
com sua obstinação. Mas vou compartilhá-la com você, na condição de que não mostre
a minha carta a ninguém. Se eu souber que permitiu a outro ver, todo o desejo que tenho
que tu progridas não será capaz de convencer-me do que fizera. O que posso relatar é o
seguinte: eu encontrei em muitos livros diversos métodos diferentes para chegar a Deus,
e várias práticas de vida espiritual, mas acho que isso, antes de facilitar o que eu estava
procurando (que não era outra coisa a não ser pertencer inteiramente a Deus), mais me
confundiu. Assim foi que tomei a decisão de me entregar completamente a Deus.
Depois de ter me entregado inteiramente a Deus e de fazer todo tipo de emendas
possíveis por meus pecados, por amor a Ele, renunciei a tudo que estava fora Dele, e
comecei a viver como se não houvesse outras pessoas no mundo, nada mais que Ele e
eu. Às vezes me colocava diante dele como um pobre criminoso aos pés do seu juiz, e
outras vezes o contemplava no meu coração como o meu Pai e meu Deus: Lhe adorava
com tanta freqüência como poderia fazê-lo, mantendo minha mente em sua santa
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Presença, e trazendo-o a minha mente, quando percebia que estava divagando
inadvertidamente e não pensando Nele. Este exercício me produzia um pouco de dor,
mas continuava fazendo, e apesar de todas as dificuldades que surgiam, sem inquietarme
quando minha mente divagava involuntariamente. Esta foi a minha tarefa, tanto
durante o dia inteiro no trabalho como nos momentos de oração; a qualquer momento, a
cada hora e cada minuto, mesmo nos momentos de trabalho mais pesado, retirando de
minha mente qualquer coisa que possa interromper os meus pensamentos sobre Deus.
Esta tem sido a minha prática desde que entrei na religião, e, embora tenha feito muito
imperfeitamente, não obstante tenho encontrado grandes vantagens em fazê-lo. Tudo
isto, sei muito bem, deve-se atribuir a mera misericórdia e bondade de Deus, porque não
podemos fazer nada sem Ele, e ainda menos do que nada. Quando somos fiéis a manternos
na sua Santa Presença, e temos Deus sempre diante de nós, não podemos ofendê-lo
ou fazer algo que o desagrade. Também nos produz uma santa liberdade, e se posso
falar assim, uma familiaridade tal com Deus, que quando pedimos algo, Ele nos concede
as graças que necessitamos. No final, ao repetir freqüentemente essas ações, elas
tornam-se habituais, e a presença de Deus torna-se natural para nós. Por favor, una-se a
mim para dar-Lhe graças por sua grande bondade para comigo (bondade que nunca
deixa de me surpreender), pelos muitos favores que Ele tem feito a um pecador tão
miserável como eu. Que todas as coisas Lhe louvem. Amen.
II Carta
Não tenho qualquer problema com o meu método para viver a vida espiritual; porém
como não encontrei nada disso em nenhum livro, para ter uma maior segurança, gostaria
de ouvir o que pensa sobre este assunto. Numa conversa que tive alguns dias com uma
pessoa piedosa, ela me disse que a vida espiritual era uma vida sem graça, que começa
com um temor servil, que é reforçada pela esperança da vida eterna e que é consumada
por puro amor; que cada um desses estados tinha diferentes fases, através das quais se
chega àquela bendita consumação. Eu não tenho seguido esses métodos. Pelo contrário,
não sei exatamente por qual reação natural, os achei desalentadores. Esta foi a razão
pela qual, quando entrei para religião, tomei a decisão de entregar-me a Deus, tentando
fazer o melhor que podia para dar uma satisfação pelos meus pecados; e por amor a Ele,
renunciar a todos eles. Durante os primeiros anos, no tempo dedicado as devoções,
minha mente geralmente estava cheia de pensamentos de morte, do juízo, do inferno, do
céu, e dos meus pecados. E assim continuei durante alguns anos, porém durante o resto
do dia, embora no meio do meu trabalho, aplicava cuidadosamente minha mente à
presença de Deus, a quem considerava sempre como se estivesse comigo, e
freqüentemente em mim. Com o passar do tempo, e quase sem perceber, comecei a
fazer o mesmo durante o meu tempo de oração, o que me causava grande deleite e
satisfação. Esta prática produziu em mim um amor tão grande por Deus, que a fé só era
suficiente para me satisfazer. Assim foi o meu começo; embora eu deva dizer que,
durante os primeiros dez anos sofri muito: o medo de não estar consagrado a Deus como
ansiava estar, meus pecados passados sempre presentes na minha mente, e os grandes e
imerecidos favores que Deus me dava, eram o objeto e a origem de meus sofrimentos.
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Durante este tempo eu tinha quedas freqüentes, mas logo me levantava de novo. Me
parecia que todas as criaturas, a razão, e o próprio Deus estavam contra mim, e que
somente a fé estava a meu favor. Às vezes me preocupava com pensamentos como
estes: acreditava que era um presunçoso por ter recebido esses favores, pensando que
tinha a intenção de ir muito mais rápido aonde outros chegam com dificuldade. Outras
vezes, que era um engano intencionado, e que não havia salvação para mim. Quando
não pensava em outras coisas, se não em estar cheio dessas preocupações, até ao fim
dos meus dias (embora sua confiança em Deus não houvesse diminuído e tais
pensamentos serviam apenas para aumentar a minha fé), percebi uma mudança em mim,
e a minha alma, que até então estava submersa em tais preocupações, sentiu uma
profunda paz interior, como se tivesse chagado no centro do lugar de repouso. Desde
aquele tempo, simplesmente caminho sempre diante de Deus, na fé, com humildade e
amor; e me dedico diligentemente a não fazer nem pensar nada que possa Lhe
desagradar. Quando tiver feito o que eu posso, espero com confiança que Ele fará
comigo o que seja do seu agrado. Quanto ao que acontece no presente, quase não posso
expressar. Não experimento nenhuma dor ou dificuldade, porque não tenho outra
vontade fora da vontade de Deus, a qual me esforço para cumprir em todo, aos quais
estou tão rendido, que não levanto uma palha do solo se isso contradiz as suas ordens, e
não faço nada que não seja exclusivamente por amor a Ele. Eu deixei de lado todas as
formas de oração e devoção exceto aquelas a que me obriga o meu estado. Faço isso
somente para perseverar na sua santa presença, o que mantenho prestando uma simples
atenção a Deus e dando-Lhe meu afeto em sua totalidade; ou seja, mantendo o que eu
posso chamar de uma real presença de Deus ou, para dizer melhor, uma conversa
habitual, silenciosa e secreta da alma com Deus, conversa que freqüentemente me enche
de alegria e me captura interiormente e às vezes exteriormente, de maneira tal que me
vejo obrigado a moderar os meus sentimentos e evitar que os outros percebam. Em
resumo, tenho a certeza absoluta de que minha alma tem estado com Deus durante estes
trinta anos. Para não ser enfadonho omito muitas coisas, ainda que penso que é
apropriado lhes dizer como me considero diante de Deus, a quem vejo como meu Rei.
Considero-me como o pior dos homens, cheio de chagas e corrupção, e que tenha
cometido todos os tipos de crimes contra o seu Rei. Com um verdadeiro arrependimento
lhe confesso todas as minhas maldades, lhe peço perdão, me abandono em suas mãos,
para que Ele faça comigo o que queira. Este Rei, cheio de misericórdia e de bondade,
longe de me punir, me abraça com amor, me senta em sua mesa para comer, me serve
com suas próprias mãos, me da à chave de seus tesouros, conversa e deleita-se comigo
incessantemente em milhares e milhares de maneiras diferentes, e me trata de todas as
maneiras como o seu favorito. É assim que me considero de vez em quando, em sua
santa presença. Meu método mais comum é esta simples atenção, uma contemplação
totalmente apaixonada de Deus; a quem me encontro freqüentemente unido com uma
doçura e deleite maiores do que aqueles que experimenta um bebê no seio de sua mãe.
Se me atrevo a usar esta expressão, também deveria chamar a este estado de âmago de
Deus, pela inexpressível doçura que desfruto e experimento ali. Se às vezes por
necessidade ou enfermidade meus pensamentos se distraem deste estado de doçura,
neste momento, minhas emoções interiores o trazem à minha mente, tão encantador e
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delicioso que eu não posso descrevê-Lo. Espero que com reverência reflexiones melhor
sobre minhas grandes desgraças, das quais estais perfeitamente informado, e sobre os
grandes favores que Deus me faz, tão indigno e sem gratidão como sou. Com respeito às
minhas horas de oração, não são nada mais do que uma continuação do mesmo
exercício. Às vezes me sinto como uma pedra na frente de um escultor, com a qual fará
uma estátua: assim apresentando-me diante de Deus, desejo que ele esculpa sua perfeita
imagem em minha alma, e transforme por completo à sua imagem. Em outras ocasiões,
quando me dedico à oração, sinto que toda a minha alma e todo meu espírito se elevam
sem nenhum esforço da minha parte; e continuam como se estivessem suspensos e fixos
firmemente em Deus, que é como seu centro e lugar de repouso. Sei que alguns
qualificam a este estado como inatividade, engano e egoísmo. Confesso que é uma santa
inatividade, e que poderia ser um feliz egoísmo, si a alma nesse estado fosse capaz
disso; porque em efeito, enquanto está nesse repouso, não pode ser turbada por aqueles
atos que estava anteriormente acostumada, e que se apoiava, mas que agora são mais um
obstáculo que uma ajuda. No entanto, eu não posso suportar que a isso se chame
engano, porque a alma que assim se deleita em Deus não deseja que nada a aparte dele.
Se este é um engano em mim, está em Deus remediar. Que Ele faça comigo o que
queira fazer: Ele é a única coisa que desejo; meu desejo é estar totalmente entregue a
ele. No entanto, me faça o favor de dar sua opinião, a que sempre presto muita atenção,
porque tenho uma singular estima por seu respeito em relação a mim, e eu pertenço a
você.
III Carta
Nós temos um Deus cuja graça é infinita, e que conhece todos os nossos desejos.
Sempre penso que Ele poderia aliviar-te ao extremo. Ele virá a seu tempo, quando você
menos esperar. Confia Nele mais do que nunca. Agradece comigo pelos favores que te
faz, particularmente pela fortaleza e paciência que te dá em tuas aflições. Isto é um sinal
de cuidado que tem por você. Consola-te Nele, e agradeça por tudo. Eu também admiro
a coragem e a fortaleza de M -. Deus deu-lhe uma boa disposição, e muito boa vontade,
mas nele ainda há um pouco de mundo, e uma grande porção de juventude. Espero que
a aflição que Deus lhe enviou proporcione um bom remédio para essas coisas, e lhe fará
aprofundar sua vida espiritual. É um acidente muito apropriado para chamar a colocar
toda a sua confiança Nele, que o acompanha constantemente. Que possa pensar Nele
freqüentemente, especialmente estando no meio dos maiores perigos. Elevar o coração
um pouco é suficiente, uma pequena lembrança de Deus, um ato de adoração interior,
mesmo no meio da marcha com uma espada na mão, são orações que, embora curtas,
porém, são muito aceitáveis para Deus. E longe de diminuir a coragem de um soldado
em perigo, serão muito úteis para fortificá-lo. Então que ele pense em Deus tanto quanto
possa, para gradativamente se acostumar com esse pequeno, porém santo exercício.
Ninguém percebe, e nada é mais fácil do que repetir muitas vezes durante o dia estas
pequenas adorações interiores. Por favor, recomende que pense em Deus tanto quanto
possa da maneira como aqui indiquei. É muito adequado e necessário para um soldado,
que está exposto diariamente aos perigos da vida. Espero que Deus ajude a ele e a toda
sua família, a quem sirvo, sendo deles e seu.
13
IV Carta
Aproveito esta oportunidade para comunicar os sentimentos de um dos membros da
nossa comunidade no que diz respeito aos efeitos admiráveis, e a contínua ajuda que
recebe da presença de Deus. Que você e eu tiremos proveito dela. Esteja ciente de que,
durante os anos que ele tem estado na religião, que são mais de quarenta, seu continuo
cuidado tem sido estar sempre com Deus, e não fazer nada, não dizer nada, nem pensar
nada que poderia desagradar a Deus. Tudo isto sem nenhum outro interesse a não ser
puramente o amor a Ele, e porque Ele merece infinitamente mais. Está tão acostumado a
presença Divina, que é continuamente ajudado por ela. Durante cerca de trinta anos, sua
alma tem estado preenchida com alegrias contínuas, e às vezes tão grandes, que se vê
obrigado a moderar-los e a ocultar suas manifestações exteriores. Se algumas vezes está
ausente da presença divina, Deus se faz sentir em sua alma para lembrá-lo; o que
geralmente acontece quando está muito envolvido no seu trabalho exterior: ele responde
com exata fidelidade a estes impulsos interiores, elevando o seu coração a Deus, ou
contemplando gentilmente, ou expressando seu amor através de palavras tais como:
“Meu Deus, estou aqui totalmente consagrado a Ti: Senhor, faze-me, de acordo com o
seu coração”. E então sente (ele sente como um efeito) que esse Deus de amor, satisfeito
com estas poucas palavras, repousa novamente na profundidade e no centro de sua
alma. Experimentar estas coisas lhe dá a segurança de que Deus está sempre em
profundidade, no fundo de sua alma, e não há nada que o faça duvidar disso. Julga por
si mesmo qual é o contentamento e satisfação que desfruta: encontra em si mesmo
continuamente um tesouro tão grande que já não está imerso em uma busca ansiosa; o
tem aberto diante dele, e pode tomar o que quiser. Ele reclama muito da nossa cegueira,
e freqüentemente suplica que devemos ser piedosos e estar contentes com tão pouco.
Deus, diz ele, tem um tesouro infinito para nos outorgar, e que nos podemos tê-lo em
um momento, apenas com um pouco de devoção consciente. Cegos como somos,
entorpecemos a ação de Deus, e detemos a corrente de sua graça. Mas quando Deus
encontra uma alma cheia com uma fé viva, derrama nela suas graças e favores
plenamente, que flui como uma torrente que, depois de haver sido detida pela força em
seu curso natural, quando encontra uma passagem, se derrama impetuosa e
abundantemente. Sim, somos nos que detemos esta torrente pelo baixo valor que a
damos. Mas não o detenhamos mais: entremos em nós mesmos e derrubemos a
barragem que o detém. Façamos caminho para a graça; resgatemos o tempo perdido,
porque temos pouco tempo, a morte nos segue de perto; estejamos bem preparados para
isso; porque morremos apenas uma vez, e um fracasso pode ser irremediável. Repito:
entremos em nós mesmos. O tempo nos pressiona: não há lugar para demoras; a nossa
alma está em jogo! Acho que você deu os passos certos, e que não serás apanhado de
surpresa. Te advirto que esta é a única coisa necessária. No entanto, devemos trabalhar
sempre desta forma, porque na vida espiritual não avançar, é retroceder. Mas aqueles
que têm o sopro do Espírito Santo seguem adiante, mesmo quando dormem. Se o vaso
da nossa alma ainda está agitado com ventos e tempestades, despertemos ao Senhor que
repousa nele, e Ele rapidamente acalmara o mar. Tomei a liberdade de compartilhar
com você estes bons sentimentos, para que você possa compará-los com os seus: te
servirão para acender-los e inflamá-los novamente, se por desgraça (o qual Deus proíbe,
porque poderia certamente ser uma grande desgraça) seus sentimentos estiverem
esfriado um pouco ou muito. Então, recordemos você e eu os primeiros favores
14
recebidos. Tiremos proveito do exemplo e dos sentimentos deste irmão, que é pouco
conhecido no mundo, mas conhecido por Deus, e extremamente mimado por ele. Orarei
por você. Por favor, também ore por mim, porque sou teu em nosso Senhor.
V Carta
Hoje eu recebi dois livros e uma carta da Irmã M - que se prepara para fazer seus votos,
e deseja as orações de sua sagrada comunidade, e as suas em particular sobre este
assunto. Percebo que conta muito com elas. Ora para que não desanime. Roga a Deus
que ela possa fazer seu sacrifício só por amor a Ele, e com uma firme resolução de ser
inteiramente dedicada a Ele. Vou enviar-lhe um daqueles livros que tratam da presença
de Deus; um tema que, em minha opinião, contém o todo da vida espiritual. Me parece
que todo aquele que pratique devidamente logo chegará a ser espiritual. Sei que para
prática correta da presença de Deus, o coração deve estar vazio de todas as demais
coisas; só Deus deve possuí-lo, porém não pode possuí-lo sem que esteja vazio de todas
as coisas. Não pode atuar ali e fazer nele o que a Ele agrada a menos que seja deixado
completamente disponível para Ele. Não existe no mundo uma vida mais doce e
deliciosa como aquela que mantém uma contínua conversa com Deus: somente pode
compreender aqueles que praticam e experimentam; mas eu não estou te dizendo que
faça por esse motivo, porque não é o prazer o que devemos buscar neste exercício; mas
devemos fazê-lo puramente por amor, e devido a que Deus nos quer ali. Se eu fosse um
pregador, a minha prioridade seria a pregar a prática da presença de Deus; e se fosse um
diretor espiritual exortaria todos a fazê-lo; tão necessário e tão simples penso que é. Ah!
Desejamos tanto a graça e a ajuda de Deus, que nunca devemos perder de vista Deus,
nem sequer por um momento. Acredite; faça uma imediata, firme e santa resolução de
não esquecer Deus voluntariamente nuca mais. Resolve passar o resto dos seus dias na
sua sagrada presença, privado de todo consolo, por amor a Ele, se é essa a vontade Dele
para você. Se esforce nisto de todo coração, e se fizeres como devido, pode ter certeza
que em breve experimentaras seus efeitos. Te ajudarei com minhas orações, pobres
como são. Me recomendo encarecidamente a ti, e a aqueles que pertencem a sua santa
comunidade.
VI Carta
Recebi da senhora M- as coisas que você me deu. Surpreende-me que não comente o
que pensa sobre o livro que te enviei, e que deve ter recebido. Agora, em tua velhice,
ora de coração sobre a prática da presença de Deus; é melhor tarde do que nunca! Não
consigo imaginar como pessoas religiosas podem viver satisfeitas sem essa prática. Pela
minha parte, continuo retirado na profundidade e no centro de minha alma, tanto quanto
posso; e enquanto eu estou assim com Ele nada temo; porém o menor afastamento Dele
me resulta insuportável. Este exercício não fadiga o corpo em demasia: no entanto, às
vezes (melhor dito, freqüentemente) é apropriado privá-lo de muitos pequenos prazeres
inocentes e autorizados: porque Deus não vai permitir a uma alma que quer ser
inteiramente consagrada a Ele encontre prazeres em outras coisas e não Nele; isto é
mais do que razoável. Não estou dizendo que devemos nos impor repressões violentas.
Não, devemos de servir a Deus com uma santa liberdade, devemos de fazer nosso
trabalho fielmente, sem preocupação nem intranqüilidade; fazendo voltar nossa mente a
Deus suavemente e com calma, sempre que percebermos que está se desviando Dele.
15
No entanto, é necessário colocar toda a nossa confiança em Deus, pondo de lado todos
os outros cuidados da vida, e até mesmo algumas formas particulares de devoção que
embora muito boas em si mesmas, muitas vezes você se submerge irracionalmente
nelas, esquecendo que estas devoções são apenas meios para atingir o fim. Quando por
meio deste exercício da presença de Deus estamos com Ele (que é o nosso propósito), é
inútil retornar a estes meios; porém podemos continuar com o nosso tratamento de amor
com Ele, perseverando na sua santa presença; às vezes por um ato de louvor, adoração,
ou desejo; outras vezes por um ato de renúncia, ou de ação de graças, e em todas as
outras maneiras que nosso espírito possa desenvolver. Mas não se desencorajes pela
rejeição que, por causa de sua própria natureza, possa encontrar fazendo isso; você deve
se sacrificar. No início, freqüentemente você pensa que é tempo perdido. Mas você deve
ir em frente, e resolver perseverar nele até a morte, apesar de todas as dificuldades que
possam surgir. Me recomendo as orações de sua Santa comunidade, e as suas em
particular. Sou teu em nosso Senhor.
VII Carta
Tenho uma grande compaixão por você. Será de grande importância se deixares seus
assuntos aos cuidados de M-- e passar o resto de sua vida apenas adorando a Deus. Ele
não requer grandes coisas de nós, recordar-se um pouco de vez em quando, um pouco
de adoração: às vezes para orar por sua graça, às vezes para oferecer seus sofrimentos, e
às vezes para voltar-se a Ele agradecendo pelos favores que há concedido (e, todavia lhe
concede) no meio de suas preocupações, e para consolar-se com ele tão freqüentemente
quanto possas. Eleve seu coração a Ele, mesmo durante a sua refeição, e quando estiver
na companhia de outras pessoas: até mesmo o menor pensamento posto n’Ele será
aceitável. Não há necessidade de bradar em voz alta, ele está mais perto de nós do que
nos damos conta. Para estar com Deus não é necessário estar sempre na Igreja; nosso
coração pode ser o oratório onde podemos nos retirar de vez em quando para conversar
com Ele em mansidão, humildade e amor. Cada um é capaz de manter uma conversa
familiar com Deus, alguns mais, outros menos: Ele sabe o que podemos fazer. Então
vamos começar; talvez ele não espere senão uma generosa decisão da nossa parte. Seja
corajoso! Temos muito pouco tempo para viver, e você já está perto de sessenta e quatro
anos, e eu tenho quase oitenta. Vivamos e morramos com Deus: Se estamos com Ele, os
sofrimentos serão doces e agradáveis para nós, e sem ele, o maior prazer será um
castigo cruel para nós. Seja bendito por todos. Amén. Habitue-se a adorá-lo
gradualmente, a suplicar por sua graça, a oferecer seu coração de vez em quando, no
meio de seus trabalhos, e a cada momento que você puder. Não se confines
escrupulosamente a certas regras, ou formas particulares de devoção, mas age com uma
ampla confiança em Deus, com amor e humildade. Tem a segurança que conta com
minhas pobres orações, e que eu sou seu servo, e seu particularmente.
VIII Carta
Não me disse nada de novo: você não é o único que está preocupado com os
pensamentos erráticos. Nossa mente é extremamente dispersa, mas como a vontade é
ama de todas as nossas faculdades, ela deve recapturá-los e trazê-los de volta para Deus,
16
que é a meta final de todo pensamento. Se nossa mente contraiu o mau hábito de
vaguear e se dispersar, vai ser difícil vencê-los, porque somos atraídos para essas coisas
da terra, mesmo contra a nossa vontade. Creio que este é um remédio para confessar
nossos pecados, e nos humilhar diante de Deus. Não estou sugerindo que você use
muitas palavras na oração, porque muitas palavras e longos discursos freqüentemente
nos submergem nestas divagações: Mantenha-se em oração diante de Deus, assim como
um mudo ou um paralítico mendiga na porta de um homem rico: que seu trabalho seja
manter sua mente na presença do Senhor. Se por vezes a sua mente divaga, e se afasta
d'Ele, não se inquiete por isso; a preocupação e ansiedade servem mais para distrair a
mente, que para concentrá-la em Deus. A vontade deve conduzi-la a um estado de
tranqüilidade; se perseverar nesse modo de fazer as coisas, Deus terá piedade de você.
Uma forma de recapturar a mente facilmente na hora da oração, e mantê-la tranqüila, é
não se permitir divagar. Mantenha a sua mente estritamente na presença de Deus, e
quando você se acostumar a pensar n’Ele freqüentemente, achará fácil manter a mente
calma na hora da oração, ou, pelo menos, re-capturada de suas divagações. Nas minhas
cartas anteriores mencionei os benefícios que podemos obter desta prática da presença
de Deus: Leve isto a sério, e oremos uns pelos outros.
IX Carta
O que te escrevo é uma resposta a algo que recebi de --. Ora para que se a envie. Acho
que ela está cheia de boa vontade, mas quer ir mais rápido do que graça. Ninguém se
torna um santo imediatamente. Eu te recomendo esta irmã. Porque temos de ajudar
advertindo uns aos outros, mas muito mais através dos nossos bons exemplos. Ficarei
muito grato se você me falar alguma coisa sobre ela de vez em quando, porque ela é
muito fervorosa e obediente. Pensemos muitas vezes que a nosso único trabalho nesta
vida é agradar a Deus e, talvez, todo o resto não é nada mais que tonteira e vaidade. Tu
e Eu temos vivido durante mais de quarenta anos na vida monástica. Temos usado para
amar e servir a Deus, que em sua misericórdia nos chamou a este estado e, para esse
fim? Quando reflito sobre os grandes favores que Deus fez e continua fazendo
incessantemente, e sobre o mau uso que deles faço, meu pequeno progresso no caminho
para a perfeição, me encho de vergonha e confusão. Devido a sua misericórdia ainda
nos concede um pouco de tempo, comecemos diligentemente a recuperar o tempo
perdido, retornemos com segurança para aquele Pai de misericórdias que sempre está
disposto a receber-nos afetuosamente. Renunciemos, renunciemos generosamente por
amor a Ele a tudo que não seja Ele mesmo. Ele merece infinitamente mais. Pensemos
n’Ele perpetuamente. Coloquemos toda nossa confiança em Deus: não tenho dúvidas de
que receberemos em breve a abundância de sua graça, com a qual podemos fazer todas
as coisas, e sem a qual não podemos fazer nada, exceto pecar. Não podemos escapar dos
perigos que abundam na vida sem a ajuda real e contínua de Deus. Oremos a Ele
continuamente por isto. Como podemos orar a Deus sem estar com ele? Como é que
podemos estar com Ele, se não pensamos nele continuamente? E como podemos pensar
continuamente, se não tivermos formado o santo hábito de fazê-lo? Dirás-me que
sempre estou falando a mesma coisa. É verdade, porque esse é o melhor e mais fácil
método que conheço, e não uso nenhum outro. Lembro a todos sobre isto. Devemos
saber antes de poder amar. A fim de conhecer Deus, devemos pensar freqüentemente
n’Ele, e quando chegarmos a amá-lo, então pensaremos n’Ele freqüentemente, porque o
nosso coração estará com nosso tesouro.
17
X Carta
Tem sido muito difícil obrigar-me a escrever a M. -- e o faço agora puramente porque
você e Madame o querem de mim. Por favor, escreve o endereço e lhe envia a carta.
Estou muito contente com a confiança que têm em Deus: Quisera que Ele aumentasse
mais e mais: nunca seria demasiado o que poderíamos ter de tão bom e fiel Amigo que
nunca nos faltara neste mundo nem no vindouro. Se M. - tirar proveito da perda que
teve, e colocar toda a sua confiança em Deus, Ele lhe dará outro amigo, mais poderoso e
mais inclinado a lhe servir. Deus dispõe dos corações como ele quer. Talvez M. –
estivesse demasiado preso ao que perdeu. Devemos amar os nossos amigos, porém sem
colocá-los acima de Deus, que deve ser o principal. Por favor, recorda que te
recomendei pensar freqüentemente em Deus, dia e noite, em seu trabalho, e mesmo nas
suas diversões. Ele está sempre próximo de você e contigo; não o deixes só. Acha que é
mal educado deixar só um amigo que veio visitar-te? Por que então Deus tem que ser
negligenciado? Não se esqueça, pense n’Ele freqüentemente, adora-o continuamente,
vive e morre com Ele. Essa é mais gloriosa ocupação de um cristão. Esta é a nossa
profissão no mundo. Se não sabemos devemos aprender. Vou me esforçar para ajudá-lo
com minhas orações. Eu sou teu em nosso Senhor.
XI Carta
Não oro para você se livrar de suas dores. Oro a Deus fervorosamente para que te dê
força e paciência para suportá-las durante o tempo que Ele queira prolongá-las.
Consola-te com ele enquanto se mantém amarrado a cruz. Ele te liberará quando lhe
pareça oportuno. Felizes aqueles que sofrem com Ele. Habituem-se a sofrer desta
maneira, e busque encontrar n’Ele a força para suportar tudo e durante tanto tempo
como Ele julgue necessário. Os homens do mundo não compreendem estas verdades.
Nem devemos nos surpreender com isso porque eles sofrem com o que são, e não como
cristãos. Eles consideram a doença como uma dor natural, e não como um favor de
Deus. E vendo apenas sobre essa luz, somente encontram aflição e angústia. Mas
aqueles que acreditam que a doença vem das mãos de Deus, como efeito de sua
misericórdia e como meio que Ele usa para sua salvação, comumente encontram nisto
grande doçura e consolação. Desejo que te convenças que Deus freqüentemente está
mais próximo de nós, e mais efetivamente presente conosco na doença do que em saúde.
Não confie em nenhum outro médico, porque entendo que Deus reserva sua cura para Si
Mesmo. Põe toda sua confiança n’Ele, e em breve você verá que se recuperas, devido a
essa confiança. Somos nós que retardamos nossa cura porque colocamos maior
confiança na medicina que em Deus. Sejam quais forem os remédios que utilise, te
servirão na medida em que Ele permita. Quando as dores provêm de Deus, só Ele pode
curar. Com freqüência Ele envia enfermidades para o corpo para curar as doenças da
alma. Consola-te com o Médico Soberano, que é um médico tanto da alma como do
corpo. Posso prever que me dirá que estou muito tranqüilo porque posso comer e beber
na mesa do Senhor. Você tem razão. Porém pensa, não seria doloroso para o maior
criminoso do mundo, comer à mesa do rei e ser servido por ele, receber esses favores,
sem estar seguro do seu perdão? Creio que sentiria uma inquietude extremamente
grande e que nada poderia moderar exceto a confiança na bondade de seu soberano.
Assim posso assegurar que desfruto de inumeráveis prazeres na mesa de meu Rei, no
18
entanto, os meus pecados (sempre presentes na frente dos meus olhos, bem como a
incerteza do meu perdão) me atormentam, embora na verdade esse tormento em si é
agradável. Deve estar satisfeito com a condição em que Deus te pôs. Por mais feliz que
eu possa ser, eu o invejo. As dores e o sofrimento seriam um paraíso para mim,
enquanto sofrê-los com o meu Deus, e os maiores prazeres seriam um inferno se eu
tivesse que desfrutá-los sem Ele; todo o meu consolo seria sofrer alguma coisa por amor
a Ele. Em pouco tempo eu devo estar com Deus. O que me conforta nesta vida é que
agora o vejo pela fé, e o vejo de uma maneira tal que às vezes posso dizer: "Não creio
mais, vejo mais." Sinto que a fé nos ensina, e que na segurança e a prática da fé, viverei
e morrerei com Ele. Continua então, sempre com Deus. Este é o único consolo e apoio
para sua aflição. Vou rogar-Lhe para que esteja contigo. Ofereço-me a seu serviço.
XII Carta
Se estamos acostumados com o exercício da presença de Deus, encontramos grande
alívio para todas as enfermidades físicas. Freqüentemente Deus permite que soframos
um pouco para purificar nossa alma e obrigar-nos a continuar com Ele. Tenha coragem,
oferece a Ele suas dores incessantemente, ora pedindo forças para suportar. Acima de
tudo, adquira o hábito de passar o tempo freqüentemente com Deus, e esquecê-lo o
mínimo que possa. Adóra-o em sua enfermidade. Oferece-te a Ele de vez em quando. E
quando seus sofrimentos estejam no seu ponto mais alto, roga-lhe humilde e
afetuosamente (como um filho a seu pai), para que possa conformar-te com sua santa
vontade. Vou me esforçar para ajudar-te com as minhas pobres orações. Deus tem
muitas maneiras de nos atrair para Si Mesmo. Às vezes se oculta de nós. Só fé deve ser
o nosso sustentáculo. A fé é o cimento da nossa confiança, e deve estar posta toda em
Deus, que não nos falhara em tempo de necessidade. Não sei o que Deus vai querer de
mim. Sempre estou feliz. Todo mundo sofre; e eu que mereço a disciplina mais severa,
experimento de forma contínua alegrias tão grandes que a duras penas posso contê-las.
Quisera pedir a Deus voluntariamente parte de seus sofrimentos. Conheço a minha
debilidade, que é tão grande que se ele me deixar entregue a mim mesmo por um
momento, seria o mais miserável dos seres vivos. No entanto, sei que não vai me deixar
só, porque a fé me dá uma convicção tão grande como meus sentidos poderiam fazê-lo.
Ele nunca nos abandonará sem que nós o abandonemos primeiro. Tenhamos temor de
deixá-lo. Estejamos sempre com Ele. Vivamos e morramos em sua presença. Ora por
mim como eu oro por você.
XIII Carta
Me dói vê-lo sofrer por tanto tempo. O que me dá algum alívio e doçura é o sentimento
que tenho sobre suas dores, que são a prova do amor de Deus por você. Mira tuas dores
nessa perspectiva, e as suportará mais facilmente. Penso que deverias pôr de lado os
remédios humanos, e se entregar inteiramente à providência de Deus. Talvez Ele espere
somente essa entrega (e uma perfeita confiança n’Ele) para poder curar-te. No entanto,
devido a que todos os cuidados médicos até agora têm demonstrado serem inúteis e seus
males têm aumentado, não será tentar a Deus abandonar-se em suas mãos, e esperar
tudo Dele. Eu disse na minha última carta, que às vezes Ele permite as enfermidades do
corpo para curar as doenças da alma. Tem ânimo. Transforma em uma virtude a sua
necessidade. Não peça a Deus que te libere das suas dores, mas que lhe dê forças para
suportar resolutamente (por amor a Ele) tudo o que Ele queira permitir, e tanto quanto
19
Ele gostaria de permitir. Essas orações, certamente, são um pouco difíceis de oferecer,
porque elas vão contra a nossa natureza humana, mas são muito aceitáveis a Deus, e
doces para aqueles que o amam. O amor suaviza a dor. E quando se ama a Deus, se
sofre por amor a Ele com alegria e coragem. Eu rogo para que o faça. Consola-se n’Ele,
que é o único Médico de todas as nossas enfermidades. Ele é o Pai dos aflitos, e sempre
está disposto a nos ajudar. Nos ama infinitamente mais do que podemos imaginar.
Então, ama-o, e não busque nenhum consolo em qualquer outra parte. Espero que em
breve o receba. Adeus. Te ajudarei com minhas orações, pobres como são, e sempre
serei seu, em nosso Senhor.
XIV Carta
Agradeço ao nosso Senhor, porque de acordo com a sua vontade, te aliviou um pouco.
Freqüentemente tenho estado perto de expirar, ainda que nunca me senti tão satisfeito
como então. Portanto não orava pedindo alívio, mas orava pedindo por força para sofrer
com coragem, humildade e amor. Ah, como é doce a sofrer com Deus! Não importa
quão grande pode ser os sofrimentos, os aceita com amor. É um paraíso sofrer e estar
com Ele. Se nesta vida vamos usufruir da paz do paraíso, devemos nos habituar a ter
uma conversa familiar, humilde e afetuosa com Ele. Devemos evitar que nosso espírito
divague e se afaste Dele, em qualquer ocasião. Devemos fazer de nosso coração um
templo espiritual de onde possamos adorá-Lo sem cessar. Devemos nos vigiar
continuamente, para que não façamos, nem digamos nem pensemos nada que possa
desagradar. Quando ocupamos assim nossa mente com Deus, os sofrimentos chegam a
ser cheios de unção e consolação. Sei que para chegar a este estado, o início é muito
difícil, porque temos de agir apenas com base na fé. Mas, embora seja difícil, sabemos
também que podemos fazer todas as coisas com a graça de Deus, que Ele nunca recusa a
aqueles que pedem ardentemente. Chama, persevera em chamar, e eu te digo que ele vai
se abrir em seu devido tempo, e te concederá tudo que Ele tenha adiado por muitos
anos. Adeus. Ora a Deus por mim, e eu oro por você. Espero ver Deus em breve.
XV Carta
Deus sabe melhor do que ninguém o que precisamos, e tudo o que faz é para o nosso
bem. Se soubéssemos o quanto nos ama, sempre estaríamos preparados para receber de
igual forma e indistintamente da sua mão, o doce e amargo; Tudo o que vem de Deus
nos agrada! As aflições mais agudas parecem intoleráveis quando as vemos com a luz
equivocada. Quando vemos nossas aflições vindas das mãos de Deus, quando sabemos
que é nosso Pai amoroso que nos humilha e nos afligi, nossos sofrimentos perdem a sua
amargura, e chegam a ser fatores de consolação. Que toda nossa ocupação seja conhecer
Deus. Quanto mais o conhecemos, mais desejamos conhecer-lhe. O conhecimento é
normalmente a medida do amor. Quanto mais profundo e extenso seja o nosso
conhecimento, maior será o nosso amor. Se o nosso amor a Deus for grande lhe
amaremos igualmente nas dores e nos prazeres. Não nos distraíamos buscado o amado
Deus por alguns favores (não importa os quão elevados sejam) que nos tenha feito, ou
possa nos fazer. Tais favores, ainda que sejam muito grandes, não podem nos aproximar
de Deus como a fé o faz em um simples ato. Busquemos a Deus freqüentemente pela fé.
Ele está dentro de nós. Não o busquemos em outro lugar. Não somos desconsiderados e
somos dignos de repreensão, se Lhe deixamos só, para nos ocupar de insignificâncias
que não Lhe agradam, e talvez o ofendam? Devemos temer que estas insignificâncias
20
algum dia nos custarão caro. Comecemos a dedicar-nos a Ele com toda a seriedade.
Coloquemos de lado tudo o que está em nossos corações. Ele deve possuí-lo
plenamente. Supliquemos este favor a Ele. Se fizermos o que podermos de nossa parte,
em breve veremos que se produz em nós essa mudança que aspiramos. Não posso
agradecer o suficiente pelo alívio que te há concedido. Espero ver Deus dentro de uns
dias. Oremos um pelo outro.
Traduzido por Roberto Azevedo janeiro de 2009 da ver
Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.
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